Caparica | Conferência de Encerramento – Projecto de Extensão do Metro Sul do Tejo
Apresentação dos resultados das sessões públicas acontece a 6 de Março pelas 18h
Nesta Quinta-Feira, 6 de Março, às 18h, no Auditório do UNINOVA, na NOVA FCT, a Conferência de Encerramento da apresentação do projecto de extensão da Linha 3 do Metro Transportes do Sul (MTS) até à Costa da Caparica e Trafaria. A entrada é livre.
Nesta conferência, vão ser apresentados os resultados das sessões de participação pública, que aconteceram a 20 na Trafaria e a 21 de Fevereiro na Costa da Caparica, e vai ser definida a agenda para o futuro.
Recorde-se que estas sessões públicas tiveram grande adesão por parte das populações locais, cujas principais preocupações incidiam no ruído e vibrações do metro; qual a solução para o que se encontra no subsolo (vala da Costa da Caparica e Fonte da Pipa); o percurso e sua afectação nos espaços públicos já existentes como avenidas, praças e jardins; e o seu impacto ambiental. Segundo vários locais presentes nas duas sessões o ruído das sessões foi muito, as sugestões dadas pelas populações esbarraram quase sempre no argumento de “já estar contemplado no projecto de outra forma”. As populações locais ficaram assim com a sensação geral de que as suas opiniões e sugestões eram apenas um pró-forma no projecto de extensão do Metro Sul do Tejo à Costa da Caparica e Trafaria.
A sessão de abertura da conferência de hoje conta com intervenções de José Júlio Alferes, director da NOVA FCT, Faustino Gomes, presidente do conselho de administração da TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, Maria Helena Campos, presidente em exercício do conselho de administração do Metropolitano de Lisboa, e Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA).