Caparica | Lidl inaugura loja no campus da FCT
1400 metros quadrados, 22 novos postos de trabalho, 10 milhões de investimento total, fachadas com telas que eliminam a poluição do ar e, espaço para refeições
A rede de supermercados alemã Lidl inaugurou a sua primeira loja num campus universitário, a nível internacional, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT – NOVA) no Monte da Caparica, inserindo-se num compromisso de abertura do campus à comunidade e na estratégia de requalificação do edificado.
A inauguração contou com a presença de João Sàágua, reitor da Universidade Nova de Lisboa, José Júlio Alferes, director da FCT, João Duarte, director geral do Lidl Portugal para a região Sul e, José Pedro Ribeiro, vereador na Câmara Municipal de Almada (CMA).
Para João Sáàgua, “este investimento, a par da reabilitação das infraestruturas desportivas da NOVA no campus da FCT, realizado por privados, visa, em primeiro lugar, melhorar a qualidade de vida daqueles que serão sempre o nosso principal foco: os estudantes deste campus. E insere-se também numa estratégia ambiciosa de requalificação de todo o campus, de forma a proporcionar as melhores condições de ensino e investigação, ao mesmo tempo que abre a universidade à comunidade envolvente e, dessa forma, contribui para a sua missão de criar impacto positivo na sociedade”.
“Este é o primeiro edifício dentro do campus cuja entrada abre directamente para Almada. É uma infraestrutura aberta à cidade e à população, sem barreiras pelo meio”, frisou por sua vez, José Júlio Alferes, director da FCT-NOVA. Recordando que se trata da primeira “grande infraestrutura de conveniência dentro do campus”, o responsável destacou também que se trata de um “exemplo de sustentabilidade e de colaboração entre a universidade e empresas privadas”.
Por sua vez, José Pedro Ribeiro, vereador na CMA, afirmou que a inauguração da nova loja simboliza “a abertura da FCT à sociedade civil”, tornando-se, por isso, num “marco no lançamento do Innovation District, que espera converter-se na “mola de desenvolvimento do concelho, assente no conhecimento e na inovação”.
Innovation District
A abertura deste espaço comercial está ainda integrada num projecto mais abrangente de transformação socioeconómica da região, o Innovation District, liderado pela NOVA, lançado no ano passado numa parceria com um grupo de proprietários do Monte da Caparica e de Porto Brandão, com o intuito de criar uma nova cidade global em Almada, que conjugue um estilo de vida sustentável numa nova geografia de inovação e de conhecimento tecnológico. “A NOVA está fortemente comprometida com a transformação socioeconómica de Almada, através do Innovation District, para o qual irá contribuir a partir do seu campus da Caparica, abrindo-o às populações e às empresas da região e, com elas, criando valor através do conhecimento”, sublinha João Sàágua.
José Júlio Alferes reforça que “esta nova infraestrutura vem proporcionar uma melhor resposta à nossa comunidade nas áreas da alimentação e do retalho, integrando cada vez mais a comunidade académica com a região à sua volta. Acresce que os requisitos ambientais e sociais a que obedeceu a sua construção e desenvolvimento são um exemplo para projectos futuros.”
Já para João Duarte, “a proximidade e a conveniência caracterizam-nos desde o primeiro dia e trabalhamos diariamente para responder da melhor forma às necessidades da comunidade. Nesse sentido, investimos nesta parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, reforçando precisamente essa conveniência aos docentes e milhares de alunos que diariamente acedem a este campus. A partir de agora, estes poderão encontrar não só produtos de máxima qualidade ao melhor preço, como até fazer as suas refeições num novo espaço que disponibilizamos.”
Nova loja
Com cerca de 1.400 metros quadrados, a loja disponibiliza um espaço luminoso e funcional, onde é possível não só usufruir de sumo de laranja natural, espremido na hora, como frango assado e entrecosto pronto a levar e uma zona de corte de bacalhau, para além de dezenas de variedades de pão e pastelaria e de uma nova oferta de bolos frescos e congelados.
A pensar na comodidade dos seus clientes, e em especial na necessidade dos jovens universitários, esta loja disponibiliza igualmente um espaço de refeição. Foram criados 22 novos postos de trabalho, num investimento total de 10 milhões de euros.
Esta loja apoiará a Refood de Almada com o seu projeto Realimenta, que visa ajudar a diminuir o desperdício alimentar, em parceria com entidades locais e nacionais.
Reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade, para além de iluminação LED e postos de carregamento para viaturas eléctricas, que possibilitam uma recarga de 80% da bateria em apenas 30 minutos, duas das suas fachadas terão telas inovadoras que eliminam até 85% de elementos poluentes na atmosfera que contribuem para o efeito de estufa. Esta redução é equivalente à acção de, aproximadamente, uma árvore por metro quadrado, durante cinco anos.
Nos espaços envolventes, procedeu-se à construção de uma nova rotunda e de espaços verdes.
A loja localiza-se na FCT Nova/Campus da Caparica, no Monte da Caparica, está aberta diariamente das 8 horas às 21h30 e, disponibiliza aos seus clientes cerca de 120 lugares de estacionamento.
Campus da FCT, Caparica, Consumo, Economia, Educação, Emprego, FCT-NOVA, Innovation District, Lidl, Monte da Caparica, Retalho