Caparica | Seminário Agroparque Terras da Costa e do Mar

Proposta de produção local e criação de uma marca, fazem parte do projecto

Hoje, 28 de junho, entre as 9h e as 17h, a Câmara Municipal de Almada (CMA), em parceria com a Associação Industrial Portuguesa (AIP), realiza o Seminário Agroparque Terras da Costa e do Mar, no Convento dos Capuchos, na Caparica.

Esta iniciativa integra o plano estratégico para a execução da Operação Integrada Local 2 – Costa da Caparica, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objectivo da concretização do Parque Agroalimentar das Terras da Costa e do Mar, e criação de uma marca com o mesmo nome. Será também inaugurado o site do projecto.

Para promover este território encontram-se em desenvolvimento um conjunto de iniciativas municipais, que contribuem para uma agricultura e pesca mais sustentáveis, fomentando dessa forma uma maior empregabilidade, e novas oportunidades de negócio.

O Agroparque insere-se numa proposta de requalificação territorial das Terras da Costa, garantindo um espaço mais integrado nos objectivos da área de paisagem protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, onde se insere. Articulado com o novo Plano Director Municipal de Almada, que se encontra em revisão, através da estabilização de objectivos de produção agrícola e qualificação paisagística, alavancando uma proposta de produção local através da criação de uma marca de identificação local que valorize a frescura e a proximidade, integrada nos objectivos metropolitanos da rede “FoodLink”, promovida pela AML, que ambiciona 15% de produção local na AML, num território que conta com mais de 3 milhões de consumidores, entre residentes e turistas, refere uma nota de imprensa da AIP.

A CMA está, através deste projecto, “a transformar o território, procedendo ao realojamento de famílias desfavorecidas, à demolição de construções ilegais indignas ainda existentes, à descontaminação dos solos, à criação de um edifício de apoio à produção local, a concretização de uma estrutura ecológica de continuidade, ao arranjo de caminhos e à instalação de sinalética diferenciadora”, acrescenta a mesma nota.

©CMA / Projecto do Agroparque Terras da Costa e do Mar.

Entre as praias e a arriba, existem 140 hectares de terrenos agrícolas, que com este projecto ficarão interligados, promovendo-se o cultivo de produtos de uma agricultura de transição ecológica de confiança, para serem consumidos de preferência localmente, reduzindo o transporte e o consumo de energia, aumentando a margem dos produtores e a frescura do produto para o consumidor.

A AIP é parceira deste “projecto inovador a nível nacional, cumprindo a sua missão de dinamização do tecido empresarial português e de defesa dos interesses das empresas portuguesas”. A mais antiga e representativa associação empresarial de Portugal desempenha neste projecto um papel de “capacitação de pessoas para o desenvolvimento de novas competências alinhadas com as necessidades do futuro, procurando oferecer-lhes as ferramentas necessárias para que possam valorizar-se e dar o seu contributo para a dinamização da economia nacional”, pode ainda ler-se na nota.

O seminário vai contar com a presença de representantes da Área Metropolitana de Lisboa (AML), do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), de Agroparques já existentes a nível internacional e de projectos nacionais na área da agricultura, da Docapesca, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), entre outros.

Também os parceiros executores do projecto no terreno, a AIP, EDA – Ensaios e Diálogos Associação, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA), vão partilhar a sua experiência.

Para saber mais sobre o projecto pode consultar mais documentação nesta ligação.

Aceda aqui ao programa completo do Seminário. A participação é gratuita, mas requer inscrição, que pode ser feita através de formulário.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online