Dia da Criança, Bateu Matou e projecto Debaixo da Língua no Sol da Caparica
O Festival, que se realiza de 17 a 20 de Agosto no Parque Urbano da Costa da Caparica, anunciou mais novidades para o cartaz da edição deste ano
O festival O Sol da Caparica, que acontece no Parque Urbano da Costa da Caparica de 17 a 20 de Agosto, anunciou mais novidades no seu cartaz. Confirmado está o regresso do projecto “Debaixo da Língua”, o Dia da Criança com “O Mundo da Noa” e, no cartaz o trio de percusionistas Bateu Matou.
Debaixo da Língua
O Sol da Caparica volta a dar palco ao projecto “Debaixo da Língua”, que promove a Língua Portuguesa através de conversas com músicos e artistas, que a utilizam como forma de expressão.
No primeiro dia do festival, a 17 de Agosto, é apresentado o livro com o mesmo nome, uma publicação que regista as reflexões e desafios sobre lusofonia, baseado em entrevistas com artistas consagrados e emergentes: Sam the Kid, Selma Uamusse, Keli Freitas, Pedro Mafama, Fernando Cunha e Beatriz Rosário, entre outros.
Ao longo dos quatro dias de festival haverá conversas no espaço dedicado à iniciativa com Airton Monteiro e Samuel F. Pimenta (18 de Agosto), Gaby Fernandes e Paula Cardoso (19 de Agosto), Amanda Lima e Cláudia Lucas Chéu (20 de Agosto), sempre pelas 17h.
Em 2023, o Debaixo da Língua é organizado pela plataforma independente de jornalismo, cultura e educação “Gerador”, em colaboração com a Câmara Municipal de Almada (CMA) e o festival O Sol da Caparica.
Veja aqui o programa completo deste projecto linguístico.
Dia da Criança
No domingo 20 de Agosto, a manhã é dedicada aos festivaleiros mais pequenos. Das 10h às 13h, celebra-se o Dia da Criança com o Mundo da Noa. “Há malabaristas, cuspidores de fogo, uma parada de estrelas com figuras da Disney como Minnie e Mickey. O Aladino é também uma destas figuras que terá um papel de destaque, com uma peça de teatro exclusiva.”, descreve a organização do festival em comunicado.
Há também workshops de dança promovidos pela Jazzy Dance Studios, e a iniciativa “Tu és a estrela deste palco”, na qual os mais pequenos poderão subir ao palco LS Republicano e tirar fotografias como se fossem estrelas de rock. A organização do festival anuncia ainda para os mais jovens “o maior circuito de insufláveis da Europa”, com pistas para crianças e adultos.
“Vive o mundo da Barbie”, será uma área permanente neste Festival e, segundo a organização “vai ser um dos grandes atractivos das crianças e adultos nesta manhã, onde poderão “tirar fotografias 100% ‘instagramáveis’ na caixa da Barbie, cujo filme em exibição já bateu recorde mundiais de bilheteira.”
Uma novidade na edição deste ano do festival, é a entrada no Dia da Criança ter um valor de 2,80€ por pessoa e não ser necessário adquirir o bilhete para o festival para entrar, ao contrário do que acontecia em edições anteriores. Na manhã infantil a zona da restauração estará aberta até às 14h.

Bateu Matou
Confirmados no cartaz do festival estão também os Bateu Matou, que sobem ao ao palco Dom Tápparo na noite de 20 de Agosto. “Esta nova confirmação surge em substituição da artista Iza que não poderá comparecer no Festival por motivos logísticos. “, justifica a organização.
A banda constituída por Ivo Costa (Batida, Sara Tavares, Carminho), Quim Albergaria (Vicious Five, Paus) e Riot (Buraka Som SIstema), funde os sons contemporâneos, clássicos e de raízes, com computadores, DJ set e percussão e, promete uma sonoridade com influências musicais predominantemente africanas, que cruza com outras e lhes dá nova vida. Os Bateu Matou são uma assumida banda de baile, que procura proporcionar diversão e alegria. É deles o hino oficial da Liga “Portugal Não Pára”, a canção que se ouve nos estádios de futebol, em todos os jogos da liga. Bateu Matou é pop, hip hop, afro, portugalidade e muita dança.
Arte Urbana ao Vivo
Nos dias 17 e 19 de Agosto “todos os olhos estarão postos na Arte Urbana que acontecerá ao vivo no recinto do Festival. Serão duas estações, dois painéis com 5 x 2,5 metros, onde duas equipas estarão em battle entre as 17h e às 23h, com um DJ a animar os festivaleiros”. Cada dia será lançado um conceito diferente e as duas equipas, com curadoria de Adilson Lima da Tapumarte, especializada em arte urbana, terão de desenvolver a melhor criação artística, consoante o tema do dia.
Vila do Vinho
Outra das novidades da edição deste ano é a Vila do Vinho, um espaço onde os festivaleiros poderão saborear vinhos da região de Lisboa.
Os bilhetes para o Sol da Caparica podem ser adquiridos aqui e nos locais habituais.

Cartaz do Sol da Caparica
17 de Agosto (Quinta-Feira)
Palco DOM TÁPPARO: Carolina Deslandes, Dillaz, Léo Santana, Paulo Gonzo e Poesia Acústica
Palco KAVI MUSIC: Ary, Desconectados, Domingues, Fernando Cunha (convida Olavo Bilac, Rui Pregal da Cunha, Paulo Costa, Pedro Jóia e muito mais) e Sippinpurp
Palco RED TAZZ: Chelsea Dinorath, Grand Pulsar, Kussondulola e Zanova
Palco MATRIZAUTO: Fernando Rocha, Jazzy Dance Studios, João Marcão, Joel Ricardo Santos e Rodrigo Duarte
Palco LS&REPUBLICANO: Sertanejinho, Jazzy Dance Studios & Tay
18 de Agosto (Sexta-Feira)
Palco DOM TÁPPARO: Bispo, José Cid, MC Pedrinho, T-Rex, Valete e Wet Bed Gang
Palco KAVI MUSIC: África Negra, Ferro Gaita, Stewart Sukuma, Tabanka Djaz e Yola Semedo
Palco RED TAZZ: Leo2745, Mafia 73, Rich&Mendes, Tributo Marília Mendonça e Xtinto
Palco MATRIZAUTO: Jazzy, Jel, João Pedro Pereira, Manuel Rosa e Vitor Sá
Palco LS&REPUBLICANO: Jazzy Dance Studios & Érika Boaventura e Chá de Funk, Porbatuka
19 de Agosto (Sábado)
Palco DOM TÁPPARO: Chico da Tina, Deejay Telio, João Pedro Pais, Mariza e Nininho Vaz Maia
Palco KAVI MUSIC: Beatriz Rosário, Badoxa, Gama & Guga, Jüra e Kappa Jotta
Palco RED TAZZ: Da Chick, Danni Gato, Duque Província, Gaby e Van Zee
Palco MATRIZAUTO: Jazzy, Cássia Rodrigues, Guilherme Duarte, Hélder Machado e Vasco Elvas
Palco LS&REPUBLICANO : Jazzy Dance Studios & Irina Barros e Margenzinha
20 de Agosto (Domingo)
Das 10h às 13h – O Mundo da Noa
Palco DOM TÁPPARO: Bateu Matou, Excesso, Ivandro, Lon3r Johny & Plutonio, Matias Damásio e Regula
Palco KAVI MUSIC: Ena Pá 2000, Pedro Mafama, Pérola, Rita Rocha e Supa Squad
Palco RED TAZZ: Jéssica Pina, Rita Laranjeira, Tontos, Vitor Kley e Kura
Palco MATRIZAUTO: Clarah Helen, Jazzy Dance Studios & Damásio Brothers, Jazzy Dance Studios & Johnny Berry
Palco LS&REPUBLICANO: Carnafest, Jazzy Dance Studios & Josslyn