Charneca da Caparica | Filho esfaqueia mãe, obedecendo a vozes
Crime aconteceu no Sábado dia 6 de Janeiro, antes das 14h
Um homem, de 34 anos, esfaqueou a mãe de 62 anos, no Sábado passado no nº 12 da Rua José Viana, na Charneca da Caparica.
A agressão ocorreu antes das 14h e o alerta foi dado por vizinhos às 13h56. Segundo fonte oficial da GNR citada pelo Correio da Manhã, o agressor tem problemas psiquiátricos diagnosticados, padece de esquizofrenia e, terá agido devido à doença. A mãe sempre controlou a sua medicação.
A vitima trabalhava fora de casa e o agressor jogava videojogos o dia inteiro. Na vizinhança era visto como uma pessoa muito calma e simpática, sendo apelidado de “miúdo” devido aos seus problemas, apesar de ter 34 anos. Os vizinhos contam também que nunca tinha agredido a mãe, mas que de vez em quando ouviam-se discussões. Nunca nada deu a entender que pudesse ter um surto psicótico desta natureza.
Segundo a TVI, a mulher sofreu momentos de verdadeiro terror às mãos do filho, que com duas facas a atacou em casa, sem que nada o fizesse prever. A vítima estava sentada na sala, quando o filho começou a rondá-la de forma estranha com uma faca escondida atrás das costas. De seguida foi buscar outra faca à cozinha e foi com ambas que a esfaqueou na zona do peito, da cabeça e dos pulsos. O agressor disse “Mata-a” várias vezes durante a agressão. De seguida tentou levá-la pelas escadas para a garagem do prédio onde ambos moravam. A mulher terá pedido socorro várias vezes, mas só quando o filho a arrastou para o elevador para voltar para casa, pois tinha-se esquecido das chaves da garagem, é que um vizinho a ouviu e deu o alerta à GNR. Ao som da palavra polícia, o filho parou com as agressões, voltou a um estado de calma, tendo ficado sentado nas escadas com a mãe até à chegada das autoridades. A GNR entrou em diálogo com o agressor perguntando-lhe se estava a ouvir vozes ao que este respondeu “Eles estão com fome”.
A vítima foi assistida pelos bombeiros a várias facadas e transportada, em estado grave mas estabilizada pelo INEM, para o Hospital Garcia de Orta no Sábado.
Por se tratar de um homicídio tentado, a Polícia Judiciária de Setúbal foi accionada. O agressor foi detido e está sob custódia desta força policial, referiu a mesma fonte da GNR. Deverá em breve ser encaminhado para perícia psiquiátrica num hospital e depois presente a um juiz.
Ainda segundo a TVI, a vítima que estará em casa de uma amiga depois de ter tido alta, não tenciona voltar para casa já, mas terá dito que se não for através dos tribunais que ela mesmo tenciona internar o filho, não querendo mais habitar com ele.
Charneca da Caparica, crime, facadas, GNR, PJ, surto psicótico