Charneca da Caparica | Há “Música ao Luar”

A 7, 8 e 9 de Julho há concertos no Parque Aventura

Não podendo ser realizadas as habituais festas da Charneca da Caparica, pois o espaço da feira está a ser alvo de requalificação, o evento Festas das Vilas – Música ao Luar, vai realizar-se nas noites de 7, 8 e 9 de Julho, no Parque Aventura, junto às piscinas da Charneca de Caparica. A entrada é livre mas sujeita à capacidade do recinto

No dia 7 de Julho às 22h, Tito Paris e o seu quinteto são os primeiro sa actuarem ao luar. Tito Paris nasceu em 1963 no Mindelo. Tito Paris, nome artístico de Aristides Paris é um músico, compositor e cantor cabo-verdiano, radicado em Lisboa. É um dos maiores responsáveis pela divulgação da música das ilhas da Morabeza pelo mundo, além de uma figura de relevo da comunidade africana na capital. Aprendeu os primeiros acordes de guitarra com a sua irmã, começou a tocar com os irmãos e com o primo Bau, que também viria a tornar-se célebre e recebeu a influência de músicos como o clarinetista Luís Morais e o pianista Chico Serra. Aos 19 anos, ruma a Lisboa, a convite de Bana, para integrar a sua banda “A Voz de Cabo Verde”. Em Lisboa, começa cedo a conquistar o seu espaço então na cena da capital portuguesa, ao acompanhar Bana, Dany Silva, Paulino Vieira, Paulo de Carvalho, Celina Pereira e Vitorino Salomé. Como compositor, começa a escrever para vários artistas como Bana e Cesária Évora e, a seguir uma carreira em nome próprio. Aos poucos, torna-se num dos maiores embaixadores da música de Cabo Verde em Portugal. Atua um pouco por todo o mundo e promove a sua música e a de Cabo Verde. A sua música torna-se sinónimo das pontes culturais entre o mundo lusófono, o semba e a coladera juntam-se à sua voz rouca e, que chega agora um pouco a todos os cantos do mundo. Em 2012, comemorou os seus 30 anos de carreira, com um grande concerto em Roterdão, com a Orquestra Metropolitana da Holanda, o lançamento de uma fotobiografia acompanhada de documentário e, um concerto esgotado no Coliseu dos Recreios de Lisboa e ainda a atribuição da medalha da cidade de Lisboa. Em 2017, é um dos maiores marcos culturais de Cabo Verde. As pontes que tem criado entre os países de língua portuguesa levaram-no a ser agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, a 6 de abril de 2017. Tito Paris irá comemorar os seus 40 anos de carreira com um concerto No Coliseu dos Recreios em Dezembro próximo.

No dia 8, às 21h terá lugar o 37° festival de folclore de Almada, cujos anfitreões são o Grupo Teatral e Folclórico da Morgadinha. Nele também participam o Rancho Folclórico O Arrais, de Ílhavo em Aveiro e, Grupo de Danças e Cantares do Clube Recreativo de Vale Flores em Almada.

©DR / Fernando Tordo encerra a edição de “Há M´suica ao Luar” 2023

No dia 9 de Julho , às 22h o Festas das Vilas – Música ao Luar, encerra com Fernando Tordo, que também se faz acompanhar de um quinteto de músicos. Compôs algumas das canções mais emblemáticas do cancioneiro da língua portuguesa, sendo considerado uma figura tutelar da música portuguesa pela extensão e originalidade da sua obra. É um dos pioneiros da música de intervenção em Portugal e, mais tarde, da música ligeira. O cantor e compositor português irá cantar alguns dos seus êxitos que fazem parte do cancioneiro português tais como , Tourada Estrela da TardeLisboa Menina e MoçaCavalo à SoltaBalada para os Nossos FilhosO Amigo que Eu CantoMeu Corpo ou Novo Fado Alegre. Os seus temas são cantados por intérpretes como Carlos do Carmo, Mariza, Carminho, Amor Electro, Simone de Oliveira, Beatriz da Conceição, Ana Moura, António Zambujo, Ivan Lins e Dulce Pontes, entre outros. nquanto intérprete venceu duas vezes o Festival RTP da Canção em 1973 com Tourada e em 1977 com Portugal no Coração.  

, , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online