Charneca da Caparica | ICNF planta árvores na Mata dos Medos

Com a ajuda de 25 voluntários ligados ao surf, serão plantadas 100 árvores e arbustos autóctones

Partilhe:

A iniciativa terá início às 14h junto ao Parque de Merendas do Centro de Interpretação da Mata dos Medos (CIMM) e resulta de uma parceria entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a BlueRoom, uma empresa portuguesa dedicada ao fabrico de pranchas de surf.

Serão plantadas espécies autóctones de baixa estatura, vindas do Viveiro Florestal de Valverde, em Alcácer do Sal, nomeadamente: 50 zimbros, 50 medronheiros e 20 sanguinhos-das-sebes.

A Mata Nacional dos Medos está integrada na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, implantada sobre o sistema dunar na plataforma litoral, delimitada pela arriba fóssil. Foi mandada plantar no reinado de D. João V (1706-1750) com o objectivo de proteger a área agrícola interior da progressiva invasão dos medos (lê-se “médus”), ou dunas.

Classificada como Reserva Botânica em 1971, a mata estende-se por cerca de 5 quilómetros entre a Descida da Foz do Rêgo e a Fonte da Telha, ocupando cerca de 340 hectares. Nela podem observar-se exemplares de pinheiro-manso, de sabina-da-praia/zimbro, carrasco, sanguinho-das-sebes, aroeira e lentisco-bastardo. De destacar ainda a presença de rosmaninho, camarinha, açafrão-bravo, madressilva e várias espécies de orquídeas.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , ,