Charneca da Caparica | O ensino secundário chegou à freguesia

Escola Carlos Gargaté passa a designar-se escola Básica e Secundária e, alunos deixam de ter de se deslocar para escolas fora da freguesia

No dia 11 de Setembro, foi inaugurada a ampliação das instalações que permitem a oferta de ensino secundário na Escola Básica Carlos Gargaté, que passa agora a chamar-se Escola Básica e Secundária. No dia em que a escola celebrou 30 anos, o ensino secundário chegou à Charneca da Caparica.

O novo edifício conta com 7 salas de aula, três laboratórios para disciplinas como Biologia, Física ou Química. No ano lectivo que agora se inicia, oferece como opções curriculares Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e, Línguas e Humanidades.

Nas novas instalações serão acolhidos, já este ano, 90 alunos no 10º ano, sendo que entrarão 90 novos alunos a cada novo ano lectivo, até a escola atingir o funcionamento de nove turmas de ensino secundário em 2026, alargando a oferta para 270 alunos.

Esta ampliação, evita a deslocação dos jovens charnequenses com idade escolar para frequência do ensino secundário, para escolas fora da freguesia, que a partir de agora oferece também esta opção de nível de ensino na Escola Carlos Gargaté.

Graça Carvalha, directora do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté; João Costa, ministro da Educação; António Leite secretário de Estado da Educação; Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA); Teodolinda Silveira, vice-presidente da CMA e vereadora que detém o pelouro da Educação e; Pedro Matias, presidente da União de Freguesias da Charneca da Caparica e Sobreda, marcaram presença na cerimónia oficial de inauguração.

“Hoje comemoramos 30 anos de existência a par da inauguração do edifício do secundário que era algo que há muito era revindicado pelos munícipes da Charneca da Caparica. Todos os que aqui trabalham irão continuar a fazer desta escola uma escola pública de excelência”, disse a directora do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté.

©UFCCS / A cerimónia celebrou também os 30 anos da escola Carlos Gargaté.

“Sempre que vim aqui [Escola Carlos Gargaté] ouvi, quer dos pais, quer dos alunos, esta vontade de continuar a ser ‘Carlos Gargaté’ para lá do 9.º ano. Algo que é conveniente para as famílias que residem aqui perto, algo que é bom para os alunos que podem dizer estou aqui desde a educação pré-escolar e é aqui que vou fazer todo o meu percurso’”, afirmou João Costa, ministro da Educação, durante a cerimónia de inauguração.

A implementação do ensino secundário na Charneca “foi um desígnio desde início, assim que assumimos o executivo de Almada”, disse Inês de Medeiros, presidente da CMA. Esta é uma ampliação que vem dar resposta a uma “realidade incontestável” relaccionada com o crescimento demográfico da Charneca de Caparica.

A cerimónia de inauguração contou ainda com bolo de aniversário pelos 30 anos da escola e a entrega de prémios de Valor, Mérito e Excelência aos alunos.

A obra de ampliação da escola Carlos Gargaté resulta de um acordo de colaboração entre o município de Almada e o Ministério da Educação no financiamento das novas instalações e, está englobada no programa municipal da Recepção à Comunidade Educativa.

, , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online