Charneca da Caparica | Miguel Oliveira falha GP de França

O piloto almadense deslocou o ombro esquerdo e sofreu pequena fractura no úmero, o que o impede de estar presente na prova do Le Mans

O piloto almadense Miguel Oliveira (Aprilia) vai falhar o Grande Prémio de França de MotoGP, quinta prova da temporada, devido à lesão no ombro esquerdo contraída no GP de Espanha do passado Domingo, anunciou hoje a equipa CryptoData RNF Aprilia. Lorenzo Savadori será o substituto do piloto português.

“Infelizmente, Miguel Oliveira foi forçado a abdicar do GP de França devido à lesão no ombro sofrida no GP de Espanha. Apesar da equipa médica ter conseguido imediatamente [depois da queda] recolocar o ombro no sítio, exames complementares revelaram que a lesão era mais séria, incluindo uma fractura do úmero e do ligamento anterior lábrum”, adianta a RNF, em comunicado.

A nova equipa do piloto português liderada por Razlan Razali, revelou também que Miguel Oliveira e a sua equipa médica decidiram não avançar para uma cirurgia, optando por um tratamento mais conservador. O plano delineado pelos médicos incluirá um processo de cura da lesão sem uma intervenção médica tão invasiva, tentando desta forma evitar uma paragem mais longa

O piloto natural de Almada será rendido pelo italiano Lorenzo Savadori, piloto de testes da Aprilia, no seguimento do teste oficial realizado pelas equipas no MotoGP de Jerez. O italiano conhece profundamente o protótipo de Noale, o que lhe permite estar já familiarizado com os métodos e processos de trabalho da equipa.

Miguel Oliveira está a ter uma época muito atribulada em termos de lesões. Esta é a segunda prova da temporada que falha devido a lesão, depois de ter estado ausente do GP da Argentina, a segunda ronda da época. Ambas as quedas foram provocadas por albalroamentos cometidos por outros pilotos.

Primeiro o piloto sofreu uma lesão nos tendões da coxa direita, provocada por um choque do espanhol Marc Márquez da Honda, durante o GP de Portugal, a 26 de Março, que forçou a ausência na Argentina. Miguel Oliveira regressou às pistas no GP das Américas, que terminou na quinta posição. Foi novamente abalroado, desta vez pelo francês Fabio Quartararo da Yamaha, no GP de Espanha no passado fim de semana. Na queda, o piloto luso deslocou o ombro esquerdo e sofreu uma pequena fractura no úmero, o que o obriga a estar ausente do percurso de Le Mans.

O GP de França de MotoGP, é a quinta prova do Mundial de Velocidade e disputa-se a 14 de Maio.

, , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online