Contagem decrescente para as Marchas Populares de Almada

Dia 23 de Junho, a partir das 20h30, na Av. António José Gomes, na Cova da Piedade

É chegada a época do ano de todos os bairrismos em Almada. Os marchantes já fizeram os seus ensaios gerais, dá-se os últimos toques nos figurinos, ensaiam-se penteados e maquilhagens. No dia 23 de Junho, as Marchas Populares de Almada invadem de novo a Cova da Piedade, no primeiro desfile que conta para a pontuação final.

Para as marchas passarem haverá os já habituais condicionamentos e desvios no trânsito, que pode ficar a conhecer aqui, e vigoram entre as 13h de dia 23, às 3h de dia 24 de Junho.

Com as marchas mantêm-se as tradições populares, faz-se a festa na rua, com cor, alegria, música e refrão. A animação da véspera de S. João invade as ruas, e toma conta de todas as ancas e chinelas. É um património cultural, identificador do território e das suas gentes, que é relembrado e recriado todos os anos.

Este ano são 10 as marchas a concurso, e desfilam na Avenida pela seguinte ordem: Marcha da Ramalha, Marcha da Costa da Caparica, Marcha da Charneca, Marcha da Cova da Piedade – SFUAP, Marcha do Beira Mar de Almada, Marcha da Trafaria, Marcha das Barrocas, Marcha da SCMA – Centro Comunitário do PIA II, Marcha das Estrelas do Feijó, e Marcha da Capa Rica. Participam, ainda, duas marchas extraconcurso: “Os Costinhas”, a marcha infantil da Costa da Caparica, e a Marcharte – Marcha Popular da Freguesia de Cernache, de Coimbra.

Uma das novidades deste ano, é a participação pela primeira vez da Marcha da Ramalha, organizada pelo Clube Desportivo e Recreativo da Ramalha. Este clube almadense conta com mais de 60 anos de existência, e promove o desporto, a cultura e o lazer.

Na Avenida cada marcha apresenta duas coreografias, uma ao som da Grande Marcha de Almada, este ano composta e interpretada por Cuca Roseta, a segunda uma Marcha Inédita, ensaiada especificamente para as Marchas de 2024 por cada grupo, com letra e música originais.

No fim do desfile, há bailarico com o Duo João Tendeiro e Ricardo Jorge no coreto do Jardim da Cova da Piedade, que promete animar os mais resistentes pela noite fora.

©DR / A Marcha da Costa da Caparica foi a vencedora em 2023.

No Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, no Feijó, a partir das 20h30 de 29 de Junho, as marchas apresentam cada uma, três coreografias a concurso, para apuramento ginal dos vencedores das Marchas 2024. Às duas marchas mencionadas anteriormente, junta-se uma terceira que pode ter letra e música de anos anteriores.

Para além do pódio com três lugares, serão atribuídos prémios de desfile de rua, coreografia, cenografia, figurino, letra e musicalidade.

Nesta grande final, irá decidir-se quem sucede à Marcha da Costa da Caparica, vencedora no ano passado. Os bilhetes para assistir aos desfiles finais custam 5€, e podem ser adquiridos na bilheteira do complexo desportivo a partir das 16h. Só podem entrar maiores de 3 anos.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

Um pensamento em “Contagem decrescente para as Marchas Populares de Almada

Comentários estão fechados.