Contagem decrescente para as Marchas Populares de Almada
Dia 23 de Junho, a partir das 20h30, na Av. António José Gomes, na Cova da Piedade
É chegada a época do ano de todos os bairrismos em Almada. Os marchantes já fizeram os seus ensaios gerais, dá-se os últimos toques nos figurinos, ensaiam-se penteados e maquilhagens. No dia 23 de Junho, as Marchas Populares de Almada invadem de novo a Cova da Piedade, no primeiro desfile que conta para a pontuação final.
Para as marchas passarem haverá os já habituais condicionamentos e desvios no trânsito, que pode ficar a conhecer aqui, e vigoram entre as 13h de dia 23, às 3h de dia 24 de Junho.
Com as marchas mantêm-se as tradições populares, faz-se a festa na rua, com cor, alegria, música e refrão. A animação da véspera de S. João invade as ruas, e toma conta de todas as ancas e chinelas. É um património cultural, identificador do território e das suas gentes, que é relembrado e recriado todos os anos.
Este ano são 10 as marchas a concurso, e desfilam na Avenida pela seguinte ordem: Marcha da Ramalha, Marcha da Costa da Caparica, Marcha da Charneca, Marcha da Cova da Piedade – SFUAP, Marcha do Beira Mar de Almada, Marcha da Trafaria, Marcha das Barrocas, Marcha da SCMA – Centro Comunitário do PIA II, Marcha das Estrelas do Feijó, e Marcha da Capa Rica. Participam, ainda, duas marchas extraconcurso: “Os Costinhas”, a marcha infantil da Costa da Caparica, e a Marcharte – Marcha Popular da Freguesia de Cernache, de Coimbra.
Uma das novidades deste ano, é a participação pela primeira vez da Marcha da Ramalha, organizada pelo Clube Desportivo e Recreativo da Ramalha. Este clube almadense conta com mais de 60 anos de existência, e promove o desporto, a cultura e o lazer.
Na Avenida cada marcha apresenta duas coreografias, uma ao som da Grande Marcha de Almada, este ano composta e interpretada por Cuca Roseta, a segunda uma Marcha Inédita, ensaiada especificamente para as Marchas de 2024 por cada grupo, com letra e música originais.
No fim do desfile, há bailarico com o Duo João Tendeiro e Ricardo Jorge no coreto do Jardim da Cova da Piedade, que promete animar os mais resistentes pela noite fora.
No Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, no Feijó, a partir das 20h30 de 29 de Junho, as marchas apresentam cada uma, três coreografias a concurso, para apuramento ginal dos vencedores das Marchas 2024. Às duas marchas mencionadas anteriormente, junta-se uma terceira que pode ter letra e música de anos anteriores.
Para além do pódio com três lugares, serão atribuídos prémios de desfile de rua, coreografia, cenografia, figurino, letra e musicalidade.
Nesta grande final, irá decidir-se quem sucede à Marcha da Costa da Caparica, vencedora no ano passado. Os bilhetes para assistir aos desfiles finais custam 5€, e podem ser adquiridos na bilheteira do complexo desportivo a partir das 16h. Só podem entrar maiores de 3 anos.
Av. António José Gomes, Camara Municipal de Almada, Complexo Municipal dos Desportos "Cidade de Almada", Concurso, condicionamentos, coreografias, Cova da Piedade, Cuca Roseta, Desfile, figurinos, Marchas Populares de Almada 2024, S. João, Tradição Popular, trânsito
Pingback: Marcha da K-Rica é a grande vencedora de 2024 - Almada online