Costa da Caparica | A BIA vai à pesca

Biblioteca Itinerante de Almada estará junto à lota, com actividades ligadas ao mar abertas a todos

No dia 14 de Setembro, entre as 10h e as 16h30, a Biblioteca Itinerante de Almada (BIA), vai estar na Costa da Caparica junto à lota, para um dia de actividades dedicadas ao mar e aos seus animais, à Arte Xávega e à arte de emalhar. As actividades são de participação livre.

A arte-xávega é uma técnica de pesca artesanal que remonta ao século XVIII, trazida para a Costa da Caparica por comunidades piscatórias de Ílhavo e Olhão. Pela adaptação às condições do mar e das praias da Costa e da Fonte da Telha, adquiriu aqui características específicas que a distinguem de práticas semelhantes noutras regiões.

Neste dia, a Rede Municipal de Bibliotecas de Almada lança o convite para duas actividades relacionadas com esta arte tão emblemática da nossa terra, tendo como ponto de partida a imagem do fotógrafo António Passaporte, onde estará a BIA.

Às 10h30 prepare-se para uma Hora do Conto diferente, com leituras à beira-mar sobre os seus mistérios e animais. Poderá também observar o que nele se pode encontrar. A actividade tem a duração de 45 minutos.

“A arte da Pesca Artesanal” é o mote do workshop que se realiza às 15h30, com o mestre “redeiro” Mário Pedro, que vai ensinar a fazer uma rede de pesca e a reparar uma danificada. A sua duração é também de 45 minutos.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , ,