Costa da Caparica anfitriã da Semana Europeia da Mobilidade
Grande parte das iniciativas do programa municipal decorrem no centro da Costa, de 16 a 22 de Setembro
De 16 a 22 de Setembro decorre a Semana Europeia da Mobilidade 2023, com o tema “Eficiência Energética”. O concelho de Almada, este ano celebra a efeméride com grande parte das iniciativas do programa a acontecerem na Costa da Caparica. Será uma semana com conferências, animação nas ruas, ateliers, caminhadas, passeios de bicicleta, concertos, desporto, mercado de rua e, muitas outras actividades, que se irão realizar junto ao Mercado Municipal, na Praça da Liberdade. O Dia Europeu sem carros acontece no dia 22 de Setembro e transforma o centro da Costa numa zona sem tráfego automóvel, para que todos possam usufuir mais do espaço público e, a cidade se possa tornar mais humana, eficiente e sustentável.
Em termos de mobilidade pode-se contribuir para a poupança de energia, através de uma mobilidade mais activa e multimodal; dando preferência aos transportes públicos e aos modos suaves de transporte como a bicicleta, a trotineta, o andar a pé, mas também conduzindo de forma mais eco-eficiente, partilhando o automóvel com outras pessoas que vão para o mesmo destino ou reduzindo, sempre que possível, as necessidades de transporte.
Da programação elaborada pelo município para esta semana, o destaque vai para um inquérito de rua para obter ideias da população caparicana, a apresentação do projecto “ECOKIT Almada Circular”, o ciclopasseio AML, Ruas que Brincam e o Mercado da Rua Viva.
O Inquérito “A Rua que Gostávamos de ter” irá decorrer ao longo de toda a semana em vários locais da Costa da Caparica. Dê a sua opinião e ideias sobre como a zona antiga da Costa da Caparica, na envolvente ao Mercado Municipal, pode ser mais amiga das pessoas, ter melhor mobilidade e um espaço público mais qualificado.
O projecto “ECOKIT Almada Circular” é um sistema desenhado para permitir a criaçãode pequenos jardins ou hortas comunitárias em sítios improváveis no espaço urbano. Esta é uma solução simples para quem quer pôr as mãos na terra, pondo em práctica diversos princípios de economia circular, como a compostagem dos resíduos da cozinha e o aproveitamento de água para rega. Poderá conhecer e saber como ter um na sua rua, escola ou associação.
O ciclopasseio Área Metropolitana de Lisboa (AML) realiza-se no dia 16 de Setembro e envolve todos os concelhos da margem sul do Tejo. Partindo dos diferentes concelhos da AML Sul, este passeio terá um ponto de chegada comum, o Parque Verde da Quinta do Conde, no concelho de Sesimbra. No conmcelho de Almada, o percurso terá início na Estação Fluvial da Trafaria, passando por diversos locais, como o novo percurso ciclo-pedonal da estrada Florestal da Costa de Caparica, Avenida do Mar, juntando-se na Ponte da Fraternidade, na Amora, ao grupo de ciclistas do Seixal. O passeio é feito em ritmo acessível a todos e o trajecto, com cerca de 35 km de extensão, foi escolhido para ser o mais seguro e fácil possível. A actividade inclui seguro e, necessita de inscrição até 14 de Setembro aqui. Mais informações sobre este evento aqui.
A actividade Ruas que Brincam | Playstreets realizam-se nos dias 16 e 17 de Setembro na rua envolvente ao Mercado da Costa da Caparica entre as 10h e as 18h. Nas playstreets do Brincapé, as crianças e famílias são convidadas a utilizar modos activos de deslocação, como o andar de bicicleta, skate, trotineta e patins, e a brincar livremente no espaço público. Pode levar giz colorido e brincadeiras de rua. A dinamização desta actividade está a cargo da Brincapé – Consórcio do Brincar, liderado pela Associação de Promoção para a Segurança Infantil (APSI) e 1,2,3 Macaquinho do Xinês.
O Mercado da Rua Viva realiza-se no dia 16 das 10h às 20h e, no dia 17 das 19h às 18h, na Avenida da República. Este será um mercado onde se promovem pequenos projectos, empresas, artesãos, artistas e marcas locais. Estarão também presentes empresas da região demonstrando formas sustentáveis de mobilidade urbana.
A programação tem muitas mais actividades nesta semana europeia, algumas irão acontecer em Almada. Pode consultá-la na íntegra aqui.
Haverá condicionamentos de trânsito, na Costa da Caparica, durante o período da Semana Europeia da Mobilidade. Saiba tudo aqui.
Semana Europeia da Mobilidade 2023
A 22.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade 2023 tem como tema central “Eficiência Energética” e é uma oportunidade para testar novas formas de mobilidade limpa, fazer um balanço dos desafios actuais da mobilidade e avançar rumo a uma mobilidade mais sustentável para a Europa.
A Semana Europeia da Mobilidade constitui a principal campanha da Comissão Europeia (CE) para a consciencialização dos actores urbanos sobre mobilidade urbana sustentável, incentivando mudanças comportamentais em favor da mobilidade activa, do transporte público e de outras soluções de transporte limpas e inteligentes. Esta iniciativa já faz parte do calendário de cerca de 3.000 cidades e vilas por toda a Europa e também de outros continentes. Pode ver a lista de cidades aderentes aqui.
Inserido na Semana Europeia da Mobilidade está também o Dia Europeu sem Carros, na sua 24.ª edição, que decorrerá no dia 22 de Setembro nos municípios aderentes e, será celebrado com acções de sensibilização que incentivam a não utilização de automóveis particulares.
Em Portugal, que participa nesta iniciativa europeia desde o seu início em 2002, tem-se vindo a gerar um grande movimento de adesão, não só por parte do público, mas também através de um número crescente de parceiros que colaboram activamente com as autarquias envolvidas.
A Semana Europeia da Mobilidade assenta numa parceria entre redes de autoridades locais e especialistas em mobilidade e comunicação, os coordenadores nacionais (representantes de ministérios e agências nacionais) e a Comissão Europeia. Em Portugal, esta iniciativa é coordenada pela Agência Portuguesa do Ambiente.
ambiente, Costa da Caparica, Dia Europeu sem Carros, Ecologia, Efeméride, eficiência energética, iniciativas, Mercado Municipal da Costa da Caparica, mobilidade, Praça da Liberdade, Semana Europeia da Mobilidade