Um ferido grave em incêndio habitacional na Cova da Piedade

A vítima, de cerca de 80 anos, foi transportada para o Hospital Garcia de Orta

Uma pessoa sofreu ferimentos graves por inalação de fumos, na sequência de um incêndio que deflagrou na madrugada desta Segunda-Feira 17 de Março, numa habitação unifamiliar na Cova da Piedade, em Almada.

Fonte do Comando Sub-Regional da Península de Setúbal adiantou que o alerta para o incêndio, que deflagrou no primeiro piso de uma habitação na Praça Camilo Castelo Branco (nas traseiras do Teatro Municipal Joaquim Benite), foi dado às 4h49, e às 6h20 ainda se mantinha activo.

Durante o incêndio o telhado da habitação cedeu e os bombeiros tiveram de combater o fogo a partir do exterior do edifício. Também o chão do primeiro andar abateu numa das assoalhadas, afectando as habitações do piso inferior. Os bombeiros enfrentaram ainda chuva intensa durante os trabalhos.

“Há uma vítima grave que foi transportada ao Hospital Garcia de Orta em Almada”, adiantou a mesma fonte, acrescentando ainda que “o fogo não se propagou, tendo ficado circunscrito à habitação.”

PUB

Segundo o comandante dos bombeiros de Almada, Ricardo Silva, a habitação tinha três moradores, que ficaram todos desalojados. Duas moradoras do pisos inferior serão acolhidas em casa de familiares e o ferido grave, uma idosa de cerca de 80 anos, encontra-se ainda a receber tratamento hospitalar. O edifício ficou sem condições de habitacionalidade.

Foi ainda salvo pelos bombeiros durante os trabalhos de rescaldo, um gato que se encontrava no interior da habitação, ao qual foi administrado oxigénio e nutrição, garantindo a sua sobrevivência.

Às 6h20 estavam no local um total de 27 operacionais, dos Bombeiros Voluntários de Almada (BV Almada), Cacilhas (BV Cacilhas) e Seixal (BV Seixal), o Serviço Municipal da Proteção Civil (SMPC) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), apoiados por 12 veículos. O incêndio encontrava-se dominado às 6h30, tendo os seus trabalhos de rescaldo demorado cerca de cinco horas.

As autoridades encontram-se a averiguar as causa do incêndio, até agora desconhecidas.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,