Costa da Caparica | Bombas de Carnaval causam onze feridos na escola Básica 2+3

O rebentamento de material pirotécnico, nesta Quinta-Feira, causou lesões oculares e auditivas a 11 alunos

Hoje, dia 26 de Outubro, o rebentamento de um petardo no recreio do recinto escolar da Escola Básica EB 2+3 da Costa da Caparica provocou ferimentos ligeiros a 11 alunos.

Do incidente, resultaram onze feridos ligeiros, crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 11 e 16 anos de idade, prontamente assistidos no local. Os adolescentes, que ficaram com “lesões oculares e auditivas”, foram transportados por precaução para a urgência do Hospital Garcia de Orta (HGO) para observação médica.

Maximiano Viegas, comandante dos Bombeiros Voluntáros de Cacilhas, referiu ao JN que a maioria das queixas das crianças eram oculares, “devido a estilhaços provocados pelo rebentamento e, auditivas, pelo forte som da explosão. Um dos jovens tinha ainda mãos queimadas”.

Em entrevista ao Almada Online, o presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, José Ricardo declarou que entende “que tudo não passou de uma brincadeira de crianças que correu mal, mas tem de ser fiscalizado onde os menores tiveram acesso ou compraram o material pirotécnico, até para que se possa evitar acidentes destes no futuro”.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) esclarece em comunicado, que hoje pelas 11h, “a patrulha da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPCPC) do Destacamento Territorial de Almada, recebeu o alerta de uma ocorrência na escola Básica 2,3 da Costa da Caparica, dando conta que teria ocorrido o rebentamento de bombas de carnaval no recinto escolar.” A força policial declarou ao CMTV presumir que o rebentamento esteja ligado à aproximação do dia de Halloween.

De imediato a patrulha deslocou-se ao local, “tendo apurado a veracidade dos factos, bem como, procedeu à identificação de três jovens, presumivelmente autores, com idades compreendidas entre os 13 anos e os 14 anos de idade.” 

Nas diligências policiais efectuadas, foi possível apreender uma caixa de artigos pirotécnicos, bem como um isqueiro. 

A GNR relembra no seu comunicado “que nem todos os artigos de pirotecnia podem ser vendidos ou disponibilizados a menores. As ‘bombas de carnaval’ não são brinquedos, tratam-se de artigos de pirotecnia, devidamente enquadrados em legislação específica e que exigem vários cuidados. A utilização destes artigos acarreta riscos que podem causar diversas lesões, queimaduras e ferimentos graves!”

Segundo fonte da Protecção Civil sabe-se que o “alerta levou à mobilização de 7 viaturas e 17 operacionais”, dos bombeiros voluntários de Cacilhas e GNR. “Foi também deslocada para o local a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital São Francisco Xavier e, a uma ambulância da Cruz Vermelha da Delegação Foz do Tejo”.

A GNR encontra-se a apurar os factos.

Não foi necessário proceder à suspensão das aulas de hoje, que decorrem com normalidade.

Actualização 26-10-2023 18h15: Foi acrescentada declaração do presidente da Junta da Costa da Caparica e corrigida a proveniência da VMER.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , ,