Costa da Caparica | Dez praias com Bandeira Azul
Que se juntam a 17 com Qualidade de Ouro
Desde dia 21 de Junho que dez praias da Costa da Caparica voltaram a hastear a Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental, conferido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE). Além deste galardão, há 17 praias com Qualidade de Ouro, atribuída pela Quercus, e duas praias acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida (Paraíso e Rainha).
A Bandeira Azul foi hasteada na praia do Paraíso no dia 21, pela presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros. Este símbolo, valoriza a dedicação do Município, concessionários e comunidade local, pelo respeito e salvaguarda do ambiente.
A cerimónia decorreu numa Praia Acessível, uma distinção atribuída pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), a praias que asseguram condições de acessibilidade, e viabilizam a utilização por todas as pessoas, independentemente das suas dificuldades de locomoção.
As praias caparicanas com Bandeira Azul em 2024 são a do CDS, Dragão Vermelho, Infante, Mata, Praia Nova, Bela Vista/Nova Vaga, Rainha, S. João da Caparica, Santo António, Sereia, e Tarquínio/Paraíso.
Atribuída pela ABAAE, este símbolo de qualidade ambiental é concedido a praias que cumpram critérios em seis grupos: informação e educação ambiental; qualidade da água balnear; gestão ambiental e equipamentos; segurança e serviços; responsabilidade social; e envolvimento comunitário.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade, que representa o esforço de diversas entidades em equilibrar o desenvolvimento local e o respeito pelo ambiente, e pretende elevar o grau de consciencialização de cidadãos e decisores para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre (dos lagos), portos de recreio, marinas, embarcações de recreio e ecoturísticas.
O Programa Bandeira Azul é promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.
O Mar precisa de Líderes! A tua praia é a tua causa!
Este é o tema que a ABAAE escolheu para a época balnear 2024.
Líderes são aqueles que, através das suas ideias e acções, fazem a diferença todos os dias: são os moradores que organizam por sua iniciativa a limpeza das margens de um rio; o artista que cria obras com plástico que deu à costa; o professor que promove a educação ambiental.
Estas pessoas são exemplos, e este ano a ABAAE, quer usá-las como modelos e mostrar que com acções locais é possível ser um líder pelo ambiente com impacto global. A Bandeira Azul quer ajudar e motivar esses cidadãos inquietos a participar activamente nas suas comunidades para resolver, a nível local, um problema global.
Este ano, a ABAAE vai fazer campanha para que os cidadãos dêem um passo em frente e defendam um planeta melhor, evidenciando também os municípios que promovem e acolhem projectos ambientais dos seus cidadãos.
Assim, os cidadãos podem no âmbito de temas ambientais, desenvolver actividades de impacto local, através de propostas pelo promotor/município votadas pelos cidadãos, de acordo com a pertinência local; propostas feitas pelo cidadão e votada pelos promotores/municípios, de acordo com a exequibilidade; e propostas em curso, mas que precisem de comunicação ou apoio.
Para mais informações contacte a ABAAE através do endereço de mail abaae@abaae.pt ou pelo telefone 21 394 27 40
ambiente, Associação Bandeira Azul da Europa, Bandeira Azul, Costa da Caparica, mobilidade reduzida, praias, Praias Acessíveis, qualidade ambiental, Qualidade de Ouro