Costa da Caparica | Dez praias distinguidas com bandeira azul

Desde 2022 que o número de praias com esta distinção se mantém o mesmo

Partilhe:

A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) anunciou a 30 de Abril, as Praias, Marinas e Embarcações a que foram atribuídas pelo Júri Internacional a Bandeira Azul 2025. A Costa da Caparica viu distinguidas com esta bandeira 10 das suas praias, número que mantém desde 2022.

As praias distinguidas com Bandeira Azul são São João da Caparica, Santo António da Caparica, CDS, Tarquínio e Paraíso, Dragão Vermelho, Praia Nova, Praia da Mata, Rainha, Sereia e a Praia do Infante.

Este galardão tem como objectivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustres; portos de recreio e marinas; embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água Balnear; Gestão Ambiental; Segurança e Serviços; Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral e, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, a secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

Pode ver aqui o mapa das 444 Bandeiras Azuis atribuídas em Portugal em 2025, das quais 404 a Praias, 18 a Marinas e 22 a Embarcações Ecoturísticas.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , ,