Costa da Caparica | Guia de acessos ao Sumol Summer Fest

Para ajudar os festivaleiros do Sumol Summer Fest, o Almada Online fez um guia com toda a informação sobre os acessos e transportes existentes

O Sumol Summer Fest, que decorre de 30 de Junho a 1 de Julho, mudou de casa e, este ano realiza-se nas instalações da Inatel, em S. João da Caparica. O Almada Online fez um guia com toda a informação sobre os acessos e transportes disponíveis para o festival.

Como chegar

Os almadenses podem chegar ao festival utilizando a linha 3011 da Carris Metropolitana, que parte do terminal de Cacilhas com destino à Costa da Caparica e, no regresso a 3022 com o percurso inverso. Em alternativa podem utilisar o metro à superfície até à estação do Pragal e depois apanhar a 3025, a nova linha rápida via IC20, entre o Pragal e a Costa da Caparica.

Para quem vier de Lisboa, e quiser deslocar-se apenas de autocarro, pode apanhar o 3710, que parte do Areeiro com destino ao terminal da Costa da Caparica. Quem também vier de Lisboa ou de Setúbal, pode apanhar a linha de comboios da Fertagus, que vai desde de Roma-Areeiro até Setúbal. Para chegar ao recinto, terá de sair sempre na Estação do Pragal. Na estação, pode apanhar o 3025, a nova linha rápida via IC20, entre o Pragal e a Costa da Caparica.

Vindo de Lisboa, pode ainda utilisar os serviços da Transtejo, sendo que a melhor solução é apanhar o barco em Belém, e ir até à Trafaria. Já na margem sul, pode escolher entre o 3021 e o 3030, sentido Costa da Caparica. 

Há sempre a opção de ir de carro, mas é a escolha menos aconselhada, devido ao trânsito e ao estacionamento. As direcções a partir de Lisboa são a Ponte 25 de Abril, A2 e seguir pela A38. Continuar pela N10-1, na rotunda sair na 3ª saída em direcção ao Parque de Campismo do Inatel. Caso ainda assim escolha esta opção, tenha em atenção os condicionamentos de trânsito nos dias do festival.

Haverá também um ponto de paragem para TVDE e táxis perto do recinto do Festival, para facilitar o encontro dos utilizadores com os motoristas e, evitar congestionamentos no trânsito

Entre 29 de Junho e 2 de Julho, a Carris Metropolitana e a Fertagus também irão reforçar as linhas de e para o Sumol Summer Fest.

©SSF / Mapa do recinto do Sumol Summer Fest

Reforço na Carris Metropolitana

As linhas 3025 Costa da Caparica (Terminal) – Pragal (Estação), via IC20; 3011 Cacilhas (Terminal) – Costa da Caparica; 3012 Cacilhas (Terminal) – Fonte da Telha; 3022 Costa da Caparica (Terminal) – Cacilhas (Terminal) e; 3710 – Costa da Caparica (Terminal) – Lisboa (Areeiro), terão a oferta reforçada rumo à nova morada do festival.

Dia 29 de Junho

Logo na véspera (29), entre as 7h30 e as 14h30, a linha 3025 Costa da Caparica (Terminal) – Pragal (Estação), via IC20 encarrega-se do transporte até à proximidade do parque de campismo do Sumol Summer Fest, disponibilizando um autocarro extra. Na práctica, em momentos de grande afluência, a Carris Metropolitana coloca um segundo autocarro na estrada para dar resposta aos festivaleiros.

Dia 30 de Junho e 1 de Julho

Nos dias do festival propriamente dito, a 30 de Junho, a mesma linha vai continuar a circular com um autocarro extra, entre as 7h30 e as 14h30. No período nocturno, de forma a garantir a coordenação com o comboio das 3h, a linha 3025 prolonga o serviço até às 2h15. O mesmo acontece na linha 3022 Costa da Caparica (Terminal) – Cacilhas (Terminal).

Assegurando as deslocações para o festival, a linha 3011 Cacilhas (Terminal) – Costa da Caparica passa a ter duas circulações por hora, entre as 14h e as 17h15. Por sua vez, a linha 3012 Cacilhas (Terminal) – Fonte da Telha realiza uma circulação variante Quintinhas – Costa da Caparica, às 15h30 e às 2h45.

Dia 2 de Julho

Festival terminado, a Carris Metropolitana assegura o regresso dos festivaleiros que se instalem no parque de campismo do Sumol Summer Fest. Assim, no dia 2 de Julho, as linhas 3011, 3022 e 3710 farão desdobramentos pontuais para garantir as chegadas ao Terminal de Cacilhas em Almada e, ao Terminal do Areeiro em Lisboa.

©SSF / Ponto de Paragem TVDE

Reforço na Fertagus

Os portadores de bilhete de entrada para o Sumol Summer Fest poderão adquirir a viagem (ida e volta) pelo valor promocional de 2€, válido para qualquer origem Fertagus com destino ao Pragal. Neste preço promocional não está incluído o valor do suporte de carregamento Viva Viagem/Navegante ocasional, pelo que caso não seja possuidor do cartão, deverá adquirir um pelo valor de 0,50€. Nesta campanha não está disponível o Bilhete de Grupo e, a viagem (ida e volta) é válida para um dos dias entre 30 de Junho e 2 de Julho.

O título de transporte para o Sumol Summer Fest poderá ser adquirido em qualquer Bilheteira Fertagus ou bilheteira automática a partir do dia 29 de Junho.

Nas bilheteiras automáticas deverá seleccionar as seguintes opções pela ordem descrita: Comprar Bilhete; Outros; Bilhete Eventual Fertagus; Campanha Sumol Summer Fest; Escolher o destino e efectuar o pagamento.

Em caso de fiscalização, para além do título de transporte, devidamente validado, deverá ser exibido o respectivo bilhete de entrada no SSF

O transporte do festival será efectuado com ligações especiais da Carris Metropolitana à estação do Pragal, pelo que, a Fertagus para além dos horários normais, irá realizar um comboio especial nos 2 dias do evento às 3h da manhã, com saída do Pragal em direcção a Roma-Areeiro e paragem em todas as estações.

©Fertagus / A oferta da Fertagus será reforçada e terá um bilhete especial.
Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , ,