Costa da Caparica | O dragão da maldade contra o santo guerreiro

Um filme de Glauber Rocha, em exibição a 19 de Dezembro às 21h, no Auditório Costa da Caparica

O Cineclube Impala, organizado pela Associação Gandaia, exibe no Auditório Costa da Caparica, o filme “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”, de Glauber Rocha, o terceiro do ciclo de cinema dedicado ao cineasta brasileiro, que decorre durante o mês de Dezembro.

A obra retoma a história de António das Mortes, o temido matador de cangaceiros apresentado em Deus e o Diabo na Terra do Sol, e o título faz referência à lenda da luta de São Jorge contra um dragão que assolava um vilarejo que visitou.

Agora, numa pequena cidade do sertão brasileiro, António é contratado por um coronel para eliminar um novo grupo de cangaceiros liderado por um messiânico líder popular. O matador de cangaceiros António das Mortes volta a Jardim das Piranhas, na Baía, para matar o bando envabeçado por Coraina, que diz ser a encarnação de Lampião. Pelo caminho, encontra diversos jagunços e coronéis e vê-se cara a cara com o povo do sertão, e as dificuldades enfrentadas pelos sertanejos, eventos que farão António adquirir uma nova perspectiva de vida. O confronto com os cangaceiros desperta nele reflexões profundas sobre a justiça, a opressão e o papel que desempenha na perpetuação da violência. Ao perceber as injustiças do povo, ele procura a sua redenção quer pessoalmente quer religiosamente, revoltando-se contra quem o contratou.

Com influências do faroeste e do misticismo, Glauber Rocha constrói uma narrativa carregada de simbolismo, explorando a luta entre o tradicional e o moderno, o poder e a revolta, e abordando temas como a justiça social, redenção, genocídio, imperialismo, miséria e religião, colocando elementos do folclore brasileiro em destaque. Este filme, que lhe valeu o prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes, é uma das obras mais marcantes do Cinema Novo e um poderoso retrato da resistência social no Brasil. Foi o primeiro filme de Rocha a cores e comercialmente distribuído em Portugal.

Glauber Pedro de Andrade Rocha (1939-1981) foi um dos cineastsa brasileiros responsáveis pelo movimento de vanguarda intitulado “Cinema Novo”. Em 1971, com a radicalização do regime, o cineasta foi considerado um dos líderes da esquerda brasileira e exilou-se em Portugal, onde viveu até 1981.

©DR / Esta é uma das obras mais marcantes do Cinema Novo brasileiro, e um retrato da resistência social no Brasil.

Ficha Técnica:

Título original: O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro
Realização: Glauber Rocha
Argumento: Glauber Rocha
Produção: Claude-Antoine, Glauber Rocha
Elenco: Maurício do Valle, Odete Lara, Othon Bastos, Hugo Carvana, Jofre Soares, Lorival Pariz, Rosa Maria Penna, Emmanuel Cavalcanti, Vinícius Salvatori, Mário Gusmão, Santi Scaldaferri
Música: Marlos Nobre
Fotografia: Affonso Beato
Edição: Eduardo Escorel
Género: Aventura, Western
Origem: Brasil
Ano: 1969
Duração: 99 min.
Classificação: M/16

1€ sócios | 2€ geral

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , ,