Costa da Caparica | O Espírito da Colmeia

Um filme de Victor Erice, que pode ser visto dia 6 de Junho às 21h, no Auditório Costa da Caparica

O Cineclube Impala, organizado pela Associação Gandaia, leva ao ecrã do Auditório Costa da Caparica, o filme “O Espírito da Colmeia”, de Víctor Erice o primeiro do “Ciclo Grandes Realizadores”, que decorrá durante o mês de Junho.

Numa pequena aldeia em castelhana, nas ruínas da devastadora Guerra Civil espanhola, em 1940, Isabel (Isabel Tellería) e Ana (Ana Torrent), de oito e seis anos, após assistirem ao filme “Dr. Frankenstein” (1931) , com Boris Karloff na pele do monstro que foge ao controle de seu criador, num cinema itinerante, ficam obcecadas pelo estranho personagem e tentam encontrá-lo. A pequena Ana começa a perguntar à irmã mais velha pelo monstro, sobre os mistérios da vida e da morte e acredita nela quando esta lhe diz que o monstro não está morto, mas existe como um espírito que habita num celeiro. Um dia Ana desaparece de casa.

É um filme que utiliza muitas alegorias para questionar a interpretação da realidade, como por exemplo a personagem da jovem Ana que representa a geração jovem e inocente espanhola pós-guerra civil, e onde o fascismo significa a morte da inocência e a destruição da imaginação. O filme é considerado um clássico do cinema espanhol, focando a tristeza das vidas adultas, e o filtro infantil que transforma tudo em novidade.

Esta é a primeira longa-metragem do mestre do cinema espanhol Vitor Erice, que cativa mais o espectador pelo uso das imagens que do enredo de palavras. Resultado de uma operação tão simples e, ao mesmo tempo tão complexa, como a de representar a incapacidade das crianças de distinguir entre a realidade e a ficção.

©DR / Um clássico do cinema espanhol.

Ficha Técnica:

Título original: El Spiritu de la Colmena
Realização: Víctor Erice
Argumento: Víctor Erice, Ángel Fernández Santos
Produção: Elías Querejeta
Elenco: Fernando Fernán Gómez, Teresa Gimpera, Ana Torrent, Isabel Tellería, Ketty de la Cámara, Estanis González, José Villasante, Juan Margallo, Laly Soldevila, Miguel Picazo
Música: Luis de Pablo
Fotografia: Luis Cuadrado
Edição: Pablo G. del Amo
Género: Drama / Fantasia
Origem: Espanha
Ano: 1973
Duração: 97 min.
Classificação: M/16

1€ Sócios | 2€ Geral

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , ,