Costa da Caparica | Verão Responsável

Praia da Sereia participa na iniciativa de sensibilização e educação ambiental

Entre 60 a 80% dos detritos marinhos provêm de terra e entre os mais comuns estão os materiais plásticos, o que está a ter um efeito desastroso na biodiversidade marinha. 

Com este problema em mente, ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, associou-se a duas marcas de dermocosmética para criarem o projecto Verão Responsável. Este projecto piloto vai estar ao longo do Verão nas praias e nas farmácias aderentes, com o objectivo de promover a recolha e reciclagem de embalagens de plástico usadas, dando-lhes uma nova vida através da transformação em novos produtos. 

Na Costa da Caparica, a praia da Sereia (mais conhecida como praia do Waikiki), participa nesta iniciativa e, para tal tem caixas de cartão bem assinaladas onde poderá colocar o lixo de plástico que produzir na praia, como por exemplo as embalagens de protector solar vazias, as garrafas de águ, etc.

Este projecto conta ainda com a parceria do Laboratório da Paisagem – Centro de Investigação e Educação Ambiental, o PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, a Ecoibéria, a Sirplaste e a Neutroplast, responsáveis pelas diferentes fases da cadeia de valor do plástico ao longo do processo.

Com este projecto piloto, as entidades reforçam a sua preocupação com o ambiente, promovem a economia circular e demonstram que o fim de vida de uma embalagem pode ser o início de vida de um outro produto.

, , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online