Cretcheu – Associação Cabo-verdiana de Almada comemora 50 anos

A data será comemorada com um jantar e um piquenique abertos à comunidade

No dia 16 de Julho de 2024, a Cretcheu – Associação Cabo-verdiana de Almada celebrou o seu 50º aniversário, marcando assim meio século de dedicação ao fortalecimento dos laços da comunidade Cabo-verdiana em Almada. Para comemorar esta data tão redonda e significativa, a Cretcheu organiza dois eventos abertos à comunidade.

No dia 27 de Julho, pelas 18h30, realiza um jantar comemorativo no salão do Liberdade Futebol Clube (LFC), na Rua Manuel Febrero, nº 3, na Cova da Piedade. Este evento festivo reunirá sócios, amigos e simpatizantes da associação com representantes da Embaixada de Cabo Verde em Portugal (ECVP), da Câmara Municipal de Almada (CMA), e da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas (UF-ACPPC), entre outros convidados. Os preços são 25€ para adultos e 15€ para crianças até aos 12 anos.

No dia 4 de Agosto, a partir das 12h, a Cretcheu realiza um Piquenique, no Parque da Paz, reunindo mais uma vez a comunidade cabo-verdiana e os seus amigos.

Para saber mais pormenores sobre os dois eventos, ou reservar mesa para o jantar, pode utilizar os números de telefone 961 866 798 (Beita) ou 964 658 826 (Laidinha), ou o endereço de mail cretcheu.acva@gmail.com

“Estes eventos não só celebram o passado e o presente da Cretcheu, mas também fortalecem o espírito de morabeza sentida em toda a nossa comunidade. Convidamos todos os sócios, parceiros, amigos e os demais, a juntarem-se a nós nestas celebrações e a partilharem connosco este marco histórico.”, ddesafia Sacundino Flor, presidente da associação, em comunicado.

Fundada em Julho de 1974, a Cretcheu tem sido uma associação que se distingue na celebração da cultura Cabo-verdiana, e na mediação sociocultural em Almada, tendo um papel activo no campo cultural, recreativo e social.

Um pouco de História

Fundado a 16 de Julho de 1974, como Cretcheu Futebol Clube, a colectividade promovia actividades culturais e desportivas, na sua génese. Como clube destacou-se pela diversidade de actividades, que incluíam não só modalidades desportivas como o futebol de 11, o futebol de salão, o atletismo e o ténis de mesa, mas também programas recreativos e culturais. Estes últimos abrangiam, e continuam a fazê-lo, de roteiros turísticos a eventos musicais, passando por experiências gastronómicas ligadas a Cabo Verde.

Com o tempo, a associação redefiniu-se e adequou os seus estatutos, passando a designar-se em 2013 Cretcheu – Associação Cabo-verdiana de Almada, assumindo também uma vertente social, no apoio e acompanhamento da comunidade cabo-verdiana em Almada.  

“A actividade social de Cretcheu – Associação Cabo-verdiana de Almada, prevaleceu no tempo, cooperando com diferentes entidades, contribuindo para o enriquecimento da vida comunitária.”, declara o seu presidente Sacundino Flor .

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online