Domingos Torgal (1937 – 2024)

Domingos Torgal foi um destacado professor e associativista de Almada

Partilhe:

Domingos Torgal nasceu em 1937, no Redondo. O seu percurso de vida passou pelo Redondo, Évora, Pragal e Almada. Faleceu no dia 26 de Outubro de 2024, tendo o seu funeral sido realizado a 29 de Outubro.

Em 1961, concluiu o Curso de Professor do Ensino Primário, em Évora, com 17 valores, a mais elevada classificação. Após este curso, foi professor e orientador de estagiários na Escola do Magistério Primário, de Évora, nos anos de 1962 e 1963, e professor e director pedagógico na Casa Pia de Évora, de Fevereiro a Julho de 1964.

Foi aos 27 anos que deixou o Alentejo e passou a residir no Pragal. Em 1964-65, foi professor e director da Escola Primária do Pragal. A partir de Outubro de 1966, foi colocado na Escola Primária n.º 1 de Almada, também conhecida na comunidade como Escola Conde Ferreira, onde desempenhou a função de professor até 1989, e de director até Julho de 1999, ano em que se aposentou. Foi um dos fundadores da Associação de Professores do Concelho de Almada e fez parte da sua Direcção.

Domingos Torgal exerceu vários cargos autárquicos, como por exemplo, o de vogal na Junta de Freguesia de Almada entre 1998 e 2001 tendo a responsabilidade da ligação às escolas e ao movimento associativo, e como presidente da Assembleia de Freguesia de Almada entre 2002 e 2005, e 2006 e 2009.

Foi ainda membro da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Almada, tendo sido eleito por unanimidade na Assembleia Municipal de Almada, por três mandatos.

Com António Policarpo, arsenalista e investigador de história local, fundou em 1996 a Associação Alma Alentejana, sendo Presidente da sua Assembleia Geral durante dois mandatos. Foi também um dos fundadores da Associação Amigos da Cidade de Almada (AACA).

Fez parte, durante dois anos, do elenco da Companhia de Teatro de Almada sediada nas instalações da Academia Almadense, contracenando com actores, como: António Assunção, Canto e Castro, Henriqueta Maia, Alberto Quaresma, Luís Vicente, entre outros.

Foi à Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense (AIRFA) que dedicou 36 anos da sua vida. Foi sócio da Academia Almadense desde 1975, e fez pela primeira vez parte de uma direcção da AIRFA em 1979. Foi membro de sucessivas direcções desta colectividade centenária, entre 1994 e 2003, onde foi também presidente da direcção em quatro mandatos, entre 2006 e 2015. Chefiou as Delegações de Atletas da Academia Almadense às Gimnaestradas em Gotemburgo (1999), Lisboa (2003) e Áustria (2007). Foi agraciado pela AIRFA com o emblema de prata por 25 anos de associado. Em 2015, na sessão solene comemorativa do 125° aniversário da colectividade, foi-lhe entregue uma placa de agradecimento e reconhecimento pelos anos ao seu serviço.

Foi ainda presidente da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Almada (ARPICA), secretário de direcção do Instituto de Cardiologia Preventiva de Almada, e vice-presidente da Assembleia Geral da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP).

A 17 de Junho de 2016, a Câmara Municipal de Almada (CMA) atribui-lhe a Medalha de Ouro de Mérito e Dedicação “pelo contributo para o engrandecimento do Concelho, dos seus Valores, Gentes e Cultura e pela Dedicação Evidenciada”.

A toda a família de Domingos Torgal, aos amigos e à família académica, o Almada Online envi as mais sentidas condolências.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , ,