Feriados e pontes em 2025
Planeie as suas férias e aumente os dias de descanso
2025 chegou, e traz consigo 13 feriados nacionais obrigatórios. Destes, cinco permitem fins de semana prolongados, e apenas três calham em dias que já são de descanso: 20 de Abril (Domingo de Páscoa), 5 de Outubro (Domingo, Implantação da República) e 1 de Novembro (Sábado, Dia de Todos os Santos). Todos os outros feriados nacionais permitem descanso, e alguns permitem duplicar os seus períodos de férias. Em 2025 com apenas oito dias de férias, pode gozar um período de 17 dias seguidos.
O ano começa esta Quarta-Feira, o que oferece descanso logo a meio da semana, se lhe juntar dois dias de férias só volta ao trabalho dia 6 de Janeiro. Fevereiro não tem nenhum feriado, mas a 4 de Março acontece o Carnaval. Não sendo um feriado oficial, normalmente é decretada tolerância de ponto na função pública, e várias empresas privadas também oferecem este dia aos seus trabalhadores. Com um dia de férias a dia 3, pode ter quatro dias seguidos sem trabalhar.
Em Abril e Maio, conjugando os feriados com os dias de férias, pode descansar 17 dias, usando só oito dias de férias. No mês de Abril basta marcar férias a 21 de Abril e começar a trabalhar a 5 de Maio, pois neste mês, há dois feriados que precedem o fim de semana: 18 de Abril (Sexta-Feira Santa) e 25 de Abril. Maio começa logo com o 1º de Maio (Dia do Trabalhador). Se levar em conta este feriado, e fizer ponte na Sexta-Feira 2 de Maio, consegue os tais 17 dias de férias.
Em Junho pode voltar a ter duas semanas de férias seguidas contando com os feriados. O 10 de Junho, Dia de Portugal, que este ano é uma Terça-Feira, e o Corpo de Deus a 19 de Junho uma Quinta-Feira. Se juntar férias a estes feriados terá mais dias de descanso seguidos, sobretudo se morar ou trabalhar em municípios onde se celebrem os Santos Populares, como Almada e Porto a 24 de Junho, e Lisboa 13 de Junho.
Agosto traz um fim de semana prolongado com o 15 de Agosto, feriado religioso da Assunção de Nossa Senhora a calhar numa Sexta-Feira. Depois só em Dezembro poderá acrescentar dias de férias a feriados, pois a Implantação da República celebrada a 5 de Outubro calha a um Domingo, e o Dia de Todos os Santos, 1 de Novembro, a um Sábado.
Em Dezembro, os dois primeiros feriados permitem um descanso mais prolongado, pois calham ambos a uma Segunda-Feira. Se marcar oito dias de férias fica com duas semanas seguidas de descanso. Além da Restauração da Independência, a 1 de Dezembro, e do Dia da Imaculada Conceição, a 8, conta, ainda com o Natal, que em 2025 calha numa Quinta-Feira. Se fizer ponte na Sexta, são mais quatro dias seguidos para si.
2025, Descanso, família, feriados, férias, fins de semana, lazer, pontes, Tempo, úteis