Festa do Cinema Italiano regressa a Almada em ano de maioridade

Entre 6 e 10 de Maio, o cinema italiano convida a uma reflexão sobre temas sociais fracturantes

Partilhe:

A Festa do Cinema Italiano regressa a Almada na sua 18ª edição, entre 6 e 10 de Maio, no Auditório Fernando Lopes-Graça. Durante cinco dias de programação o cinema e a cultura italiana, são apresentados numa selecção diversificada de filmes, alinhados com a energia jovem e a identidade cultural da cidade de Almada.

Nascida em 2008, a Festa do Cinema Italiano cresceu e chega este ano à maioridade, marcando a 18ª edição uma importante etapa no seu crescimento.

Da programação da sua extensão de Almada, destaca-se a 6 de Maio “O Lugar do Trabalho“, que surge no seguimento das comemorações do 1º de Maio. O filme, estreia na realização do actor Michele Riondino, venceu cinco Nastri d’Argento e três David di Donatello, e narra a dura realidade da empresa siderúrgica ILVA em Taranto, a sua terra natal.

No segundo dia, a 7 de Maio, é exibido “Confidência” de Daniele Luchetti, que encerrou a 17ª Festa do Cinema Italiano, um filme que explora os meandros da culpa e da memória.

Dia 8 de Maio, o controverso “Food For Profit – o negócio da comida” de Giulia Innocenzi, é um documentário em que são abordadas as dinâmicas de poder que controlam a indústria da pecuária intensiva na Europa.

©Lucia Iuorio / “Diva Futura” aborda a liberdade da sexualidade na Itália dos anos 80.

A 9 de Maio, a consciência política é retratada com “A Grande Ambição” de Andrea Segre, que apresenta Enrico Berlinguer, o secretário do Partido Comunista Italiano e a sua luta para encontrar a todo custo um compromisso entre as diversas e opostas forças da vida parlamentar italiana.

O Festival de Cinema Italiano encerra a 10 de Maio com “Diva Futura“, de Giulia Steigerwalt. Os dezoito anos do Festival marcam também a a liberdade de viver e explorar a própria sexualidade, encarnada neste filme por Cicciolina, Moana e todas as estrelas porno da agência de espectáculos de Gianni Schicchi que, a partir dos anos 80, revolucionaram a forma como o sexo era visto e considerado em Itália.

A programação completa pode ser consultada aqui.

A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso e a Risi Film, e conta com o apoio institucional da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa (IICL) e com o apoio da Câmara Municipal de Almada (CMA).

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Um pensamento em “Festa do Cinema Italiano regressa a Almada em ano de maioridade

Comentários estão fechados.