Festa do Cinema Italiano regressa a Almada em ano de maioridade
Entre 6 e 10 de Maio, o cinema italiano convida a uma reflexão sobre temas sociais fracturantes
A Festa do Cinema Italiano regressa a Almada na sua 18ª edição, entre 6 e 10 de Maio, no Auditório Fernando Lopes-Graça. Durante cinco dias de programação o cinema e a cultura italiana, são apresentados numa selecção diversificada de filmes, alinhados com a energia jovem e a identidade cultural da cidade de Almada.
Nascida em 2008, a Festa do Cinema Italiano cresceu e chega este ano à maioridade, marcando a 18ª edição uma importante etapa no seu crescimento.
Da programação da sua extensão de Almada, destaca-se a 6 de Maio “O Lugar do Trabalho“, que surge no seguimento das comemorações do 1º de Maio. O filme, estreia na realização do actor Michele Riondino, venceu cinco Nastri d’Argento e três David di Donatello, e narra a dura realidade da empresa siderúrgica ILVA em Taranto, a sua terra natal.
No segundo dia, a 7 de Maio, é exibido “Confidência” de Daniele Luchetti, que encerrou a 17ª Festa do Cinema Italiano, um filme que explora os meandros da culpa e da memória.
Dia 8 de Maio, o controverso “Food For Profit – o negócio da comida” de Giulia Innocenzi, é um documentário em que são abordadas as dinâmicas de poder que controlam a indústria da pecuária intensiva na Europa.

A 9 de Maio, a consciência política é retratada com “A Grande Ambição” de Andrea Segre, que apresenta Enrico Berlinguer, o secretário do Partido Comunista Italiano e a sua luta para encontrar a todo custo um compromisso entre as diversas e opostas forças da vida parlamentar italiana.
O Festival de Cinema Italiano encerra a 10 de Maio com “Diva Futura“, de Giulia Steigerwalt. Os dezoito anos do Festival marcam também a a liberdade de viver e explorar a própria sexualidade, encarnada neste filme por Cicciolina, Moana e todas as estrelas porno da agência de espectáculos de Gianni Schicchi que, a partir dos anos 80, revolucionaram a forma como o sexo era visto e considerado em Itália.
A programação completa pode ser consultada aqui.
A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso e a Risi Film, e conta com o apoio institucional da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa (IICL) e com o apoio da Câmara Municipal de Almada (CMA).
18ª Festa do Cinema Italiano, 7arte, Almada, Associação Il Sorpasso, Auditório Fernando Lopes-Graça, Câmara Municipal de Almada, Cinema, CMA, culpa, Cultura, Embaixada de Itália, fracturantes, indústria pecuária, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Itália, Liberdade, maioridade, Memória, Parlamento, Poder, Política, Risi Film, sexo, sexualidade, siderurgia, temas sociais
Pingback: Exploração e resistência pela dignidade - Almada online