Guilherme Ribeiro conquista 3 prémios no Portugal Surf Awards

Surfistas nacionais brilham em noite de gala

A 14ª edição dos Portugal Surf Awards da Associação Nacional de Surfistas (ANS) premiou os melhores surfistas nacionais na passada Sexta-Feira, 3 de Novembro, numa noite de gala onde se coroaram os campeões nacionais e vencedores da Liga MEO Surf 2023, Joaquim Chaves e Francisca Veselko. A cerimónia, que decorreu na Quinta do Roseiral na Ericeira, distinguiu ainda outras individualidades e entidades que se destacaram ao longo da temporada que chega agora ao fim.

Guilherme Ribeiro, da Costa da Caparica, conquistou o prémio da Allianz Triple Crown, Melhor Onda e Surfer’s Surfer. Já Francisca Veselko, além do troféu de campeã nacional e vencedora da Liga MEO Surf foi, igualmente, distinguida com o prémio Allianz Triple Crown e Melhor Onda Feminina. 

“Foi o melhor ano da minha vida”, disse Francisca Veselko na entrega de prémios. “O objectivo do início do ano era ser campeã. Missão cumprida», exclamou com o prémio nas duas mãos. A surfista antecipou a época 2024. “Tenho vontade de chegar ao Tour [circuito mundial da WSL] e evoluir”, acrescentou no palco.

Joaquim Chaves e Francisca Veselko receberam os troféus dos títulos conquistados. Esta foi a primeira vez que Joaquim se sagrou campeão nacional Open enquanto Veselko conquistou o seu segundo título, depois da estreia em 2021. Além do título, a actual campeã mundial júnior ainda levou para casa o prémio da Allianz Triple Crown feminina e da melhor onda feminina do ano, enquanto o vice-campeão nacional Guilherme Ribeiro foi o autor da melhor onda do ano no masculino.

“Era um objectivo no arranque da época», relembrou o surfista de 20 anos para quem tem sido “um privilégio treinar e competir com o Guilherme Ribeiro [2.º do ranking e campeão no ano anterior]», sublinhou. “Espero chegar junto com ele ao CT e competirmos com o Kikas.”

Entre as várias categorias que distinguiram os melhores do ano, Peniche foi eleita como a melhor etapa pelo terceiro ano consecutivo, num prémio que foi decido por voto dos próprios surfistas. Os mesmos surfistas elegeram Guilherme Ribeiro e Gabriela Dinis para vencedores do troféu Surfers’ Surfer.

Joaquim Chaves levou para casa dois prémios, o de campeão nacional e vencedor da Liga MEO Surf e de Maior Evolução do Ano, após votação dos media partners da Liga MEO Surf.

Menção ainda para a distinção de Clube do Ano, que foi conquistado pelo CRCQL Lombos Praia, decisão inerente à performance dos seus associados.

O galardão ANS Share foi entregue à Onda Pura enquanto o Prémio Carreira foi conquistado pela ONFIRE Surf Mag.

Frederico Morais, que garantiu no passado mês de Outubro a requalificação para o Championship Tour da World Surf League, levou para casa o prémio Personalidade do Ano. 

“O surf nacional tem pernas para andar», disse o surfista que regressa em 2024 ao circuito de elite da Liga Mundial de Surf (WSL). “A Kika, o Quim Jó, o Jaime”, mencionoou alguns dos nomes da nova geração do surf nacional, onde se inclui também Gabi Dinis e Guilherme Ribeiro. “Acreditem em vocês próprios”, deixou o recado.

Os Portugal Surf Awards são uma organização da ANS e da FIRE! 

Lista dos vencedores do 14º Portugal Surf Awards:
– Campeões nacionais e vencedores da Liga MEO Surf: Joaquim Chaves e Francisca Veselko
– Vencedores da Allianz Triple Crown: Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko
– Maior evolução do ano: Joaquim Chaves
– Melhor onda: Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko
– Juniores do ano: Francisco Ordonhas e Maria Salgado 
– Surfers’ Surfer: Guilherme Ribeiro e Gabriela Dinis
– Melhor Evento: Bom Petisco Peniche Pro
– Clube do ano: CRCQL – Lombos Praia

Outras Distinções:
– Campeões nacionais Pro Júnior: Martim Nunes e Gabriela Dinis;
– Personalidade do Ano 2023: Frederico Morais
– Prémio Carreira 2023: ONFIRE Surf Mag
– Prémio ANS Share: Onda Pura
– Prémio Pedro Lima Fair Play: Luís Perloiro

, , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online