Mudança para o horário de Verão
De Sábado para Domingo avance o seu relógio uma hora, quando fora uma da madrugada
A primavera ainda se mostra timidamente, mas é já no Domingo 30 de Março, que se vai passar a utilizar o horário de Verão. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser adiantados uma hora na madrugada de Domingo. Quando for 1h da manhã passarão a ser 2h.
Na Região Autónoma dos Açores, o avanço acontece quando soarem as doze badaladas, passando a ser 1h.
Com esta alteração irá perder uma hora de sono, apesar de ganhar mais uma hora de luz solar.
Não se esqueça de adiantar uma hora nos seus relógios que ainda necessitem de intervenção humana.
Mudança da hora, um pouco de História
A mudança da hora para o horário de Verão surgiu durante a I Guerra Mundial, altura em que a ideia de avançar uma hora nos relógios significava menos uma hora nocturna a consumir electricidade, conseguindo-se assim uma poupança energética.
Segundo explica o Conselho Europeu (CE), a ideia foi depois reintroduzida em muitos países nos anos 70, com a União Europeia (UE) a legislar pela primeira vez o horário de Verão em 1980, através de uma directiva que coordenava as prácticas nacionais existentes para ajudar a garantir o bom funcionamento do mercado único.
A directiva que vigora actualmente desde 2001, aponta que todos os Estados-membros passam para a hora de Verão no último Domingo de Março e regressam à hora de inverno no último Domingo de Outubro.
Apesar da mudança de hora vigorar há anos, este não é um tema encerrado, pois em 2018 foi apresentada na União Europeia uma proposta para terminar com as mudanças bianuais no horário. Segundo explica o site do Conselho Europeu, ainda não foi tomada uma decisão definitiva sobre o assunto, nem há um prazo ou previsão para que tal aconteça.
Para que haja uma posição do Conselho e apoiar o texto final negociado com o Parlamento Europeu, é necessária uma maioria qualificada dos Estados-membros. Em 2019, o Parlamento Europeu votou a favor de que as alterações horárias sazonais terminassem em 2021, nunca tendo esta decisão sido aplicada na práctica.
Impactos da mudança de hora na saúde
Existem alguns impactos para a saúde que podem surgir com alteração horária. Segundo especialistas em medicina do sono, a fadiga pode ser a principal consequência, devido à alteração no tempo de sono.
Em média, perde-se cerca de 40 minutos por dormir um pouco mais tarde no início do horário de Verão e acordar mais cedo quando o horário de Inverno tem início. Outros efeitos possíveis, directamente relaccionados com essa alteração do ritmo circadiano, podem ser eventualmente mais intensos, mas habitualmente são limitados às semanas seguintes à mudança da hora.
Quem trabalha por turnos, os adolescentes e quem sofre de transtornos relaccionados com o sono, tem maior risco de sofrer os efeitos negativos da mudança horária na saúde.
Existem estudos europeus que concluíram que a mudança de hora no Inverno pode ter consequências na depressão. Esse efeito não
Actualidade, Adiantar uma hora, história, Horário de Verão, luz solar, Mudança da hora, Saúde, Sono, último Domingo de Março, União Europeia, Verão