Pragal | 34ª Meia Maratona de Lisboa
Saiba aqui os constragimentos de trânsito e transportes que afectarão o concelho de Almada
Durante a manhã Domingo 9 de Março, realiza-se a 34.ª EDP Meia Maratona de Lisboa, uma prova com 21 quilómetros, que leva milhares de atletas a atravessar anualmente a Ponte 25 de Abril. A prova tem início às 9h30 e três horas como tempo limite, terminando às 12h30.
A edição de 2025 atinge um número recorde de participantes, com 20.000 inscritos na meia-maratona, dos quais 13.000 são estrangeiros, representando 120 países. Na Vodafone 10K, entre os 12.000 participantes, mais de 2.000 vêm do estrangeiro. No top 5 de nacionalidades, destacam-se Espanha, França, Reino Unido, Itália e Alemanha. É ainda de salientar a forte participação feminina que este ano atinge 41% dos inscritos, um aumento significativo em relação aos 35% do ano passado.
A EDP Meia Maratona de Lisboa é uma das meias maratonas mais rápidas do mundo e todos os anos junta mais de 30 mil participantes, incluindo milhares de atletas de renome de outras nacionalidades. É também uma das seis meias maratonas que integra o novo circuito internacional SuperHalfs. Um circuito que une seis das melhores meias maratonas do mundo, Berlin, Cardiff, Copenhaga, Lisboa, Praga e Valência, com o objectivo de oferecer a melhor experiência aos seus participantes, combinando cinco provas de excelência, percursos únicos em cidades históricas ao mesmo tempo que promove a consciencialização ambiental entre todos os participantes e acompanhantes.
A prova tem partida na Ponte 25 de Abril e segue em direcção a Lisboa. Depois percorre a zona ribeirinha até à Cruz Quebrada, onde retorna em direcção à meta, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos.

Integradas nesta maratona estão a Vodafone 10k, a Hyundai 7k, Mimosa Passeio de Família com 4k, e a EDP New Generation com 1,5k. As três últimas provas realizam-se a 8 de Março em Lisboa.
A Vodafone 10k tem início às 10h05, também na Ponte 25 de Abril e tem como limite de tempo 2h20. Com uma distância de 10 quilómetros cronometrados, é uma corrida que junta atletas e curiosos que têm a oportunidade de participar numa prova de atletismo oficial e atravessar a ponte 25 de Abril a pé, num ambiente de descontração e convívio único. Esta prova já foi percorrida por as mais altas entidades do país como Primeiros Ministros, Presidentes de Câmara e outras personalidades.

Dado as condições climatéricas previstas para o fim-de-semana, a organização informa que Meia Maratona e a Vodafone 10k não serão canceladas, “podendo partir de outro local caso seja necessário”, mas até à hora desta notícia tudo se mantém como inicialmente previsto.
Como chegar
O acesso à partida da Vodafone 10K e da EDP Meia Maratona de Lisboa é feito exclusivamente através da estação do Pragal da Fertagus, a transportadora oficial da prova. Para se deslocarem a esta estação, os atletas deverão apanhar o comboio em qualquer estação da Fertagus, em direcção ao Pragal.

Para chegarem às estações da Fertagus, os atletas, mediante a apresentação do dorsal da prova, podem utilizar gratuitamente os comboios da CP Lisboa (nas linhas de Sintra, Cascais, Azambuja e Sado), os autocarros da Carris e o Metro de Lisboa. Caso venham do lado sul da ponte, os atletas podem também utilizar gratuitamente os transportes do MTS – Metro Transportes do Sul. Os participantes poderão ainda aproveitar um shuttle gratuito entre a meta (em frente aos pastéis de Belém) e uma estação da Fertagus (dependendo da lotação), entre 7h e as 8h.
O caminho entre a estação do Pragal e a partida demora entre 10 e 15 minutos. Os participantes deverão ter em consideração que serão milhares de atletas a deslocarem-se para a partida e que poderá haver controlos de segurança ao longo do caminho. A Fertagus aconselha os participantes a apanharem o comboio em direção à Estação do Pragal o mais cedo possível. Neste dia e face ao grande aglomerado de passageiros esperado, quer nas plataformas quer no interior dos comboios, não será permitido o transporte de bicicletas e cães nos comboios da Fertagus.

Condicionamentos de trânsito
O trânsito no viaduto do Pragal vai estar interrompido entre as 6h30 e as 12h.
A Ponte 25 de Abril estará encerrada ao trânsito a partir das 8h15, estando prevista a sua reabertura às 13h.
Os seguintes acessos cortados/condicionados: Avenida José Cardoso Pires a iniciar na rotunda a seguir ao Instituto Piaget, até à rotunda do Hospital; início da rotunda da Rua Direita para a Ponte do Pragal em direcção ao Hospital (só como via de emergência); Cruzamento da Rua dos Três Vales com a Avenida Torrado da Silva.
Condicionamentos nos transportes
No concelho de Almada haverá vários condicionamentos na Carris Metropolitana.
Das 6h às 14h, a linha 3703 | Almada (Parque Urbano) – Lisboa (Areeiro); e a 3710 | Costa da Caparica (Terminal) – Lisboa (Areeiro) estarão suspensas.
Das 6h30 às 12h30:
A linha 3007 | Bairro Fundo Fomento – Cacilhas (Terminal) circulará entre o Bairro Fundo Fomento, tendo o seu início/fim na Estação Ferroviária do Pragal.
A 3009 | Cacilhas (Terminal) – Trafaria (Terminal) circulará entre a Estação Ferroviária do Pragal – Trafaria (Terminal).
A linha 3012 | Cacilhas (Terminal) – Fonte da Telha circulará entre a Estação Ferroviária do Pragal – Fonte da Telha.
A 3014 | Cacilhas (Terminal) – Raposeira, circulará entre a Estação Ferroviária do Pragal – Raposeira.
A linha 3022 | Costa da Caparica (Terminal) – Cacilhas (Terminal) circulará entre a Costa da Caparica (Terminal) e a Estação Ferroviária do Pragal.
A 3507 | Cacilhas – Marisol circulará entre a Estação Ferroviária do Pragal – Marisol.
A linha 3026 | Cova da Piedade – Hospital Garcia de Orta circulará entre a Cova da Piedade e terá o seu início/fim no Centro de Saúde do Pragal.
A linha 3525 | Hospital Garcia de Orta – Miratejo circulará entre o Centro de Saúde – Miratejo.
Na Fertagus os clientes regulares da Fertagus que tenham intenção de utilizar o serviço, deverão ter em atenção que no dia 9 de Março irá ocorrer uma anormal afluência de passageiros no período entre as 8h e as 10h. A circulação de comboios será interrompida na Ponte 25 de Abril, nos dois sentidos, nos seguintes períodos horários: entre as 10h05m e as 10h25m; e entre as 9h30m e as 09h50m.
Atletismo, Carris Metropolitana, Chegada, condicionamentos de trânsito, Desporto, EDP Meia Maratona de Lisboa, EDP New Generation, Fertagus, horários, Meia Maratona de Lisboa, Mimosa Passeio de Família, Partida, Percursos, Pragal, SuperHalfs, trânsito, transportes, Transportes ferroviários, transportes rodoviários, Vodafone 10k