Pragal | 34ª Meia Maratona de Lisboa

Saiba aqui os constragimentos de trânsito e transportes que afectarão o concelho de Almada

Durante a manhã Domingo 9 de Março, realiza-se a 34.ª EDP Meia Maratona de Lisboa, uma prova com 21 quilómetros, que leva milhares de atletas a atravessar anualmente a Ponte 25 de Abril. A prova tem início às 9h30 e três horas como tempo limite, terminando às 12h30.

A edição de 2025 atinge um número recorde de participantes, com 20.000 inscritos na meia-maratona, dos quais 13.000 são estrangeiros, representando 120 países. Na Vodafone 10K, entre os 12.000 participantes, mais de 2.000 vêm do estrangeiro. No top 5 de nacionalidades, destacam-se Espanha, França, Reino Unido, Itália e Alemanha. É ainda de salientar a forte participação feminina que este ano atinge 41% dos inscritos, um aumento significativo em relação aos 35% do ano passado.

A EDP Meia Maratona de Lisboa é uma das meias maratonas mais rápidas do mundo e todos os anos junta mais de 30 mil participantes, incluindo milhares de atletas de renome de outras nacionalidades. É também uma das seis meias maratonas que integra o novo circuito internacional SuperHalfs. Um circuito que une seis das melhores meias maratonas do mundo, Berlin, Cardiff, Copenhaga, Lisboa, Praga e Valência, com o objectivo de oferecer a melhor experiência aos seus participantes, combinando cinco provas de excelência, percursos únicos em cidades históricas ao mesmo tempo que promove a consciencialização ambiental entre todos os participantes e acompanhantes.

A prova tem partida na Ponte 25 de Abril e segue em direcção a Lisboa. Depois percorre a zona ribeirinha até à Cruz Quebrada, onde retorna em direcção à meta, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos.

©MCP / Percurso da Meia Maratona de Lisboa.

Integradas nesta maratona estão a Vodafone 10k, a Hyundai 7k, Mimosa Passeio de Família com 4k, e a EDP New Generation com 1,5k. As três últimas provas realizam-se a 8 de Março em Lisboa.

A Vodafone 10k tem início às 10h05, também na Ponte 25 de Abril e tem como limite de tempo 2h20. Com uma distância de 10 quilómetros cronometrados, é uma corrida que junta atletas e curiosos que têm a oportunidade de participar numa prova de atletismo oficial e atravessar a ponte 25 de Abril a pé, num ambiente de descontração e convívio único. Esta prova já foi percorrida por as mais altas entidades do país como Primeiros Ministros, Presidentes de Câmara e outras personalidades.

©MCP / Chegada da Vodafone 10k.

Dado as condições climatéricas previstas para o fim-de-semana, a organização informa que Meia Maratona e a Vodafone 10k não serão canceladas, “podendo partir de outro local caso seja necessário”, mas até à hora desta notícia tudo se mantém como inicialmente previsto.

Como chegar

O acesso à partida da Vodafone 10K e da EDP Meia Maratona de Lisboa é feito exclusivamente através da estação do Pragal da Fertagus, a transportadora oficial da prova. Para se deslocarem a esta estação, os atletas deverão apanhar o comboio em qualquer estação da Fertagus, em direcção ao Pragal.

©Fertagus / Horários dos comboios da Fertagus para a estação do Pragal.

Para chegarem às estações da Fertagus, os atletas, mediante a apresentação do dorsal da prova, podem utilizar gratuitamente os comboios da CP Lisboa (nas linhas de Sintra, Cascais, Azambuja e Sado), os autocarros da Carris e o Metro de Lisboa. Caso venham do lado sul da ponte, os atletas podem também utilizar gratuitamente os transportes do MTS – Metro Transportes do Sul. Os participantes poderão ainda aproveitar um shuttle gratuito entre a meta (em frente aos pastéis de Belém) e uma estação da Fertagus (dependendo da lotação), entre 7h e as 8h.

O caminho entre a estação do Pragal e a partida demora entre 10 e 15 minutos. Os participantes deverão ter em consideração que serão milhares de atletas a deslocarem-se para a partida e que poderá haver controlos de segurança ao longo do caminho. A Fertagus aconselha os participantes a apanharem o comboio em direção à Estação do Pragal o mais cedo possível. Neste dia e face ao grande aglomerado de passageiros esperado, quer nas plataformas quer no interior dos comboios, não será permitido o transporte de bicicletas e cães nos comboios da Fertagus.

©MCP / Disposição da partida na Ponte 25 de Abril.

Condicionamentos de trânsito

O trânsito no viaduto do Pragal vai estar interrompido entre as 6h30 e as 12h.

A Ponte 25 de Abril estará encerrada ao trânsito a partir das 8h15, estando prevista a sua reabertura às 13h. 

Os seguintes acessos cortados/condicionados: Avenida José Cardoso Pires a iniciar na rotunda a seguir ao Instituto Piaget, até à rotunda do Hospital; início da rotunda da Rua Direita para a Ponte do Pragal em direcção ao Hospital (só como via de emergência); Cruzamento da Rua dos Três Vales com a Avenida Torrado da Silva.

Condicionamentos nos transportes

No concelho de Almada haverá vários condicionamentos na Carris Metropolitana.

Das 6h às 14h, a linha 3703 | Almada (Parque Urbano) – Lisboa (Areeiro); e a 3710 | Costa da Caparica (Terminal) – Lisboa (Areeiro) estarão suspensas.

Das 6h30 às 12h30:

A linha 3007 | Bairro Fundo Fomento – Cacilhas (Terminal) circulará entre o Bairro Fundo Fomento, tendo o seu início/fim na Estação Ferroviária do Pragal.

A 3009 | Cacilhas (Terminal) – Trafaria (Terminal) circulará entre a Estação Ferroviária do Pragal – Trafaria (Terminal).

A linha 3012 | Cacilhas (Terminal) – Fonte da Telha circulará entre a Estação Ferroviária do Pragal – Fonte da Telha.

A 3014 | Cacilhas (Terminal) – Raposeira, circulará entre a Estação Ferroviária do Pragal – Raposeira.

A linha 3022 | Costa da Caparica (Terminal) – Cacilhas (Terminal) circulará entre a Costa da Caparica (Terminal) e a Estação Ferroviária do Pragal.

A 3507 | Cacilhas – Marisol circulará entre a Estação Ferroviária do Pragal – Marisol.

A linha 3026 | Cova da Piedade – Hospital Garcia de Orta circulará entre a Cova da Piedade e terá o seu início/fim no Centro de Saúde do Pragal.

A linha 3525 | Hospital Garcia de Orta – Miratejo circulará entre o Centro de Saúde – Miratejo.

Na Fertagus os clientes regulares da Fertagus que tenham intenção de utilizar o serviço, deverão ter em atenção que no dia 9 de Março irá ocorrer uma anormal afluência de passageiros no período entre as 8h e as 10h. A circulação de comboios será interrompida na Ponte 25 de Abril, nos dois sentidos, nos seguintes períodos horários: entre as 10h05m e as 10h25m; e entre as 9h30m e as 09h50m.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,