Almada | Outubro é o Mês da Pessoa Idosa
O programa de actividades e iniciativas decorre de 2 a 27 de Outubro
De 2 a 27 de Outubro o concelho de Almada celebra o mês da pessoa idosa.
A Câmara Municipal de Almada (CMA) em colaboração com o Grupo Concelhio de Idosos de Almada (GCIA) reconhecendo o imenso valor que têm os seniores e, o tanto que já deram ao nosso concelho, prepararam um programa especial que lhes oferece momentos de convívio, cultura e lazer, que procura promover o envelhecimento activo e a melhoria da qualidade de vida e bem-estar desta comunidade. São também dinamizados espaços de reflexão, debate e de difusão do conhecimento na área dos idosos.
Workshops, cinema, teatro de revista, exposição de fotografia e um clube de leitura, são algumas das iniciativas que fazem parte da programação do Mês da Pessoa Idosa.
De 5 a 15 de Outubro, estará patente no no Almada Fórum a exposição de fotografia “Sou velho e então…”, que aborda o tema do envelhecimento. A exposição pode ser visitada durante o horário deste espaço comercial.
Dia 11 de Outubro às 15h, no grande ecrã do Auditório Fernando Lopes-Graça passa o filme “Curral de Moinas – Os Banqueiros do Povo”. Esta comédia conta o momento em que Quim e Zé, moradores de Curral de Moinas, viajam até Lisboa, passando a ter uma vida de luxo depois de uma herança. A entrada é livre.
Na Sala Pabro Neruda do Fórum Municipal Romeu Correia, a 20 de Outubro pelas 10h acontece um workshop cujo tema é “Violência sobre a pessoa idosa”.
O espectáculo de revista “Olha que Duas”, com Natalina José e Florbela Queirós, acontece a 24 e 25 de Outubro, pelas 15h, no Auditório do Instituto Piaget. A entrada é livre mediante reserva de bilhetes através do contacto smendes@cm-almada.pt
Pode consultar o programa completo aqui.
Dia Internacional do Idoso
O Dia Internacional do Idoso foi assinalado no passado dia 1 de Outubro e, é comemorado desde 1990 pela Organização das Nações Unidas (ONU). As comemorações das Nações Unidas este ano têm como tema “Cumprindo as Promessas da Declaração Universal dos Direitos Humanos dos Idosos: Ao longo de Gerações.”
As Nações Unidas prevêem que o número de pessoas com idade superior aos 65 anos aumente para mais do dobro até 2050. O total deve subir de 761 milhões de 2021 para 1,6 bilhões. O maior crescimento é observado na faixa etária acima dos 80 anos.
A organização calcula que, a nível global, os bebés nascidos em 2022 vivam em média 71,7 anos, 25 anos a mais do que os nascidos em 1950.
Já os indivíduos com idades entre os 55 e os 64 anos, classificados como estando em fase activa mais avançada, devem aumentar dos 723 milhões de 2021 para 1,075 bilhão em 2050. No fim deste século, o número poderá alcançar 1,2 bilhão.
Almada, CMA, convivio, GCIA, Grupo Concelhio de Idosos de Almada, lazer, Mês da Pessoa Idosa, Outubro, Programa, seniores