Pragal | Inaugura hoje o Museu da Água
Cerimónia inaugural acontece a 1 de Outubro às 11h e conta com a presença do ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro
Hoje, dia 1 de Outubro às 11 horas, no Dia Nacional da Água é inaugurado o Museu da Água de Almada. A cerimónia de inauguração contará com a presença do Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, a Presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros e do Presidente do Conselho de Administração dos SMAS de Almada, José Pedro Ribeiro.
O Museu da Água encontra-se instalado no Reservatório de Água do Pragal dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada (SMAS de Almada), que se encontra em pleno funcionamento e abastece de água as freguesias de Almada, Pragal, Cova da Piedade e Cacilhas. Situado na Avenida do Cristo Rei nº 58, na área contígua ao Santuário do Cristo Rei, representa, segundo os SMAS de Almada, “uma mais-valia para o Município”, munícipes e turistas que visitem o concelho, tornando esta “nova parte da Cidade” num local mais atractivo e inovador
Com este novo núcleo museológico subterrâneo de 334 m², os SMAS de Almada voltam a afirmar o seu empenho nas áreas de sensibilização e educação ambiental. A obra teve um custo total de 503 mil euros mais iva e, e a colaboração dos estudantes de arquitectura da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.
Para guiar os visitante, através das sensações, dos meios tecnológicos interativos, suportes multimédia, hologramas, painéis explicativos, “instalações”, maquetes e peças únicas de acervo histórico dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, poderá contar com a ajuda da mascote do Museu, o “Pingo”.
No Museu da Água de Almada é apresentada uma exposição permanente, com vários módulos digitais interactivos e jogos didácticos, que se divide em quatro grandes áreas. Na Galeria Técnica, o visitante pode experimentar de forma imersiva, através da visão, olfacto e tecto, os diversos estados da água. Na Nave Principal, vários módulos interactivos remetem para a importância da água no “dia a dia” e no Mundo, “A pegada hídrica e o consumo da água invisível”, “Os ciclos da água”, “O Bar da Água”, ”Como é que a água chega às torneiras”. O Núcleo de Interpretação Ambiental, convida o visitante a conhecer os complexos tratamentos das águas residuais realizados nas quatro ETARs existentes no concelho, o que não deve ser despejado na rede de esgotos e, dá a conhecer as boas prácticas na utilização da água. O Acervo Histórico contextualiza o abastecimento de água no concelho de Almada através dos tempos e, apresenta uma exposição de contadores instalados pelos SMAS, dos mais antigos ao último modelo, que entrará em funcionamento em 2024. A história da água passa também pelos seus principais protagonistas, com uma homenagem às “aguadeiras”.
Os conteúdos multimédia do museu transportam o visitante para o universo da água, numa lógica de fruição de conhecimento e sensibilização ambiental e que suscita uma reflexão sobre a nossa relação, individual e colectiva, com a água. Neste “museu vivo”, poderá ficar a conhecer condutas, válvulas, máquinas e outros artefactos, ao serviço do sistema de abastecimento de água às populações que, regra geral, não são visíveis no quotidiano.
Os SMAS de Almada pretendem ainda com este museu, acompanhar o “grito de emergência climática” que acontece em todo o Mundo, como parte de um movimento que visa mitigar as alterações climáticas, dando ênfase à importância da água em todos os ecossistemas e da sua escassez.
Para que possa mais tarde recordar a visita, pode ainda fazer uma “selfie” e partilhar nas suas redes sociais, através do painel multimédia disponível ou adquirir merchandising alusiva à água e ao seu museu.
A exposição assume um cunho marcadamente educativo, ambiental e com enfoque muito particular nos mais jovens, as gerações futuras que desempenharão um papel fundamental na preservação e consumo da água.
O Museu da Água possui condições de acesso para visitantes com mobilidade condicionada através de um sistema de elevador mecânico e rampa até à zona de recepção, disponibilização de cadeira de rodas e instalações sanitárias adaptadas.
O Museu da água estará aberto ao público de Segunda a Sexta das 10:00h às 17:30h, fechando para almoço das 13h às 14h. Encerra aos Sábados, Domingos, Feriados nacionais e municipais e nos dias 24 e 31 de Dezembro.
A entrada tem o valor de cinco euros, estando previstos os descontos practicados noutros núcleos museológicos do concelho.
água, Cultura, inauguração, mnúcelo museológico, Museu da Água de Almada, Pragal, Reservatório de Água do Pragal, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, SMAS de Almada