Roteiro de S. Martinho com lume, castanhas e vinho

Como manda a tradição, o Almada Online reuniu os magustos a que não pode faltar

Novembro não é Novembro sem o Verão de S. Martinho e os magustos que o acompanham, onde a castanha é rainha, á água pé e a jeropiga passam de mão em mão, e as fogueiras ajudam a combater as noites já frescas. Como também é tradição, fazemos um roteiro dos magustos no concelho de Almada, e este ano acrescentamos outras sugestões aqui perto.

O destaque vai para o Almagusto, que se realiza a 9 e 10 de Novembro, no Jardim do Castelo, em Almada. Organizado pela Câmara Municipal de Almada (CMA), os dois dias de magusto contam com música, feira de artesanato, gastronomia e dança. O programa começa às 15h em ambos os dias. A 9 de Novembro das 15h às 23h há feira de artesanato e gastronomia. Entre as 16h e as 17h30 a banda tributo a António Variações “Dar & Receber” sobe ao palco, para recordar esse artista tão singular. Entre as 18h e as 19h15 é a vez da banda 70´s G Band, um tributo ao Disco Sound e à música pop e rock da década de 70, animar a dança com êxitos que todos conhecem. Entre as 21h e as 22h30 os Djs Garcia Brothers (XL e WLA Garcia) animam a noite. No Domingo 10, o artesanato e gastronomia acontecem entre as 15h e as 20h, entre as 16h e as 16h45 actua o grupo de dança The Future Iz Us, das 17h às 18h canta-se o fado com Catarina Rosa, e das 18h15 às 19h30 a música da DJ M. Dusa encerra a celebração de S. Martinho. A entrada é livre.

Na Cova do Vapor, o S. Martinho comemora-se no Parque de Jogos Beatriz Ferreira, com a organização a cargo da Associação de Moradores da vila. No dia 9 de Novembro às 11h haverá insufláveis para diversão dos mais novos e jogos tradicionais para todos, o almoço é às 12h com ujm porco no espeto, e às 20h há castanhas e água pé. A entrada também é livre.

Na Charneca da Caparica, o Grupo de Concertinas Águias Vermelhas promove a Festa de S. Martinho com um magusto que se realiza a partir das 15h de dia 10 de Novembro, na Rua Alfredo Keil, junto ao Mercado Municipal. O menu conta com castanhas, caldo verde, uma bifana e uma bebida. No bar há água pé, couratos e doces, tudo por 7,5 águias. A música e o baile estão a cargo de João Paulo.

A União de Freguesias do Laranjeiro e Feijó (UFLF) também organiza um baile de S. Martinho com magusto, no dia 9 de Novembro a partir das 15h30, na Praça Natália Correia, em Vale Flores. Os Porbatuka actuam às 15h30, às 15h50 sobe ao palco a banda Comtradições e às 16h10 o baile está a cargo de Carla Carapeto. A entrada é livre com oferta de castanhas e água pé.

A Associação Recreativa e Cultural Almada Sul (ARCAS) promove um S. Martinho com castanhas e música ao vivo, por Paulo e Ricardo, no dia 10 de Novembro, a partir das 17h, no Laranjeiro. A entrada é livre.

No Pragal, a festa de S. São Martinho, “Magusto no Bairro”, celebra-se no Jardim do Lago, em frente à oficina do Masa,. no dia 11 de Novembro a partir das 17h. Este é um evento comunitário, para o qual os organizadores, o Centro Social e Paroquial do Cristo Rei (CSPCR) e a Associação Padre Amadeu Pinto (APAP), pedem que se leve comida para partilhar. Castanhas, jeropiga e animação, estão também no programa. A entrada é livre.

No dia 11 de Novembro a partir das 15h, há magusto no Jardim da Cova da Piedade, junto à sede do Clube Recreativo Piedense. Haverá animação musical e oferta de castanhas e jeropiga. A entrada é livre, e a iniciativa insere-se no Projecto de Envelhecimento activo na Cova da Piedade, sendo organizada pela União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas (UFACPPC).

O Clube Náutico de Almada (CNA) celebra o S. Martinho em Cacilhas a 16 de Novembro, com o tradicional passeio de São Martinho à Ilha do Rato, e pelas 20h haverá jantar nas instalações do clube, para o qual é necessário inscrição.

©Unsplash / As castanhas são rainhas em todos os magustos de S. Martinho.

Aqui ao lado:

Na União das Freguesia do Seixal, Arrentela e Paio Pires (UFSAPP) a Festa de S. Martinho terá lugar na sede da Associação Bacelos de Gaio, no dia 9 de Novembro a partir das 17h, e a organização promete “castanhas, chouriço, jeropiga, vinho e sangria”.

Na Verdizela, concelho do Seixal, o magusto celebra-se entre vizinhos, numa “festa tradicional, num ambiente acolhedor e inclusivo para todos”, segundo a organização a cabo da Câmara Municipal do Seixal (CMS), da Junta de Freguesia de Corroios (JFC) e da AMAV Verdizela. No dia 9 de Novembro, a partir das 16h, o convívio acontece no Parque Desportivo da Verdizela. Haverá castanhas, comida e bebida. A entrada é livre.

O “Magusto Sabores da Castanha 2024”, também organizado pela Câmara Municipal do Seixal, pela Junta de Freguesia da Amora (JFA) e pela ACISTDS, acontece no Jardim da Cruz de Pau, a 10 de Novembro a partir das 16h. A organização propõe-se a “aquecer os corações com castanhas assadas, música e muita animação”, com um programa que engloba o Showcooking: “Sabores da Castanha” que irá ensinar receitas com a rainha da festa, música com “Fado ao Lume” com Francisco Sobral e as Concertinas dos Retondos, e transmissão do jogo de futebol Benfica – Porto em ecrã gigante. O magusto é tradicional com castanhas assadas, jeropiga e água-pé.

Organizado pelo Conselho Regional de Lisboa, em Colaboração com a Ordem Distrital de Lisboa da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE), terá lugar no dia 13 de Novembro a partir das 19h30, um magusto original no Restaurante Lisboa à Vista, um barco fundeado no Cais da Mundet, na Baía do Seixal. A iniciativa tem o preço de 12,50€ para associados, e 32€ para não associados e requer inscrição aqui.

Em Fernão Ferro, o magusto celebra-se a 16 de Novembro, no seu mercado municipal a partir das 16h. Para além das omnipresenets castanhas, pelas 16h30 haverá actuação musical da Associação Trovas Pensadas.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,