Miguel Oliveira corre pela Yamaha nas duas próximas temporadas

O piloto allmadense troca a americana Trackhouse pela nipónica Yamaha

No dia 5 de Setembro, a Yamaha Motor Co., Ltd, anunciou a contratação de Miguel Oliveira para o MotoGP de 2025 e 2026. O piloto almadense vai competir pela Prima Pramac Yamaha Factory Team já na próxima época. Oliveira deixa assim a americana Trackhouse pela nipónica Yamaha Racing.

“É para mim um grande privilégio representar uma marca tão icónica no nosso desporto como a Yamaha. Ao longo da minha caminhada para chegar ao MotoGP, olhei sempre com grande entusiasmo para as motas azuis. Agora, tornou-se uma realidade e quero agradecer à Yamaha Motor Company por depositar a sua confiança em mim numa fase de transição tão importante do projecto. O Sr. Lin Jarvis foi uma figura chave para iniciar as conversações e para que as mesmas chegassem a bom porto. Acredito que posso ser útil nesta transição, colocando a mota de novo no topo. Não posso estar mais feliz e entusiasmado com o início deste novo capítulo.”, afirmou Miguel Oliveira.

A Yamaha decidiu colocar Oliveira na Pramac, a nova equipa satélite da formação japonesa, mas este vai estar aos comandos de uma nova Yamaha YZR-M1 na temporada de 2025. O piloto português termina assim a sua ligação à Aprilia e vai correr com a terceira moto diferente, desde que está no MotoGP.

A nova mota será a mesma pilotada também por Fabio Quartararo e Alex Rins. Por desvendar está o colega de equipa de Miguel Oliveira, que ao que tudo indica será Jack Miller, que perde a vaga na Red Bull KTM no final da temporada deste ano. Neste momento, a Pramac é a única equipa que ainda mantém uma vaga aberta para a época de 2025.

“Temos o privilégio de anunciar que um piloto profissional e experiente como Miguel Oliveira se junta à equipa Yamaha para 2025-26, e damos-lhe as boas-vindas ao projecto Yamaha MotoGP. O Miguel é um piloto que tem o conhecimento técnico, a experiência, a velocidade e a precisão necessárias para melhorar o desempenho da Yamaha YZR-M1. Estamos desejosos de trabalhar com ele como um elemento chave da segunda equipa de fábrica da Yamaha, garantindo-lhe todo o nosso apoio.”, declarou Lin Jarvis.

Após 26 anos como director da Yamaha Motor Racing (YMR), Lin Jarvis vai deixar o cargo no fim do ano. A marca dos três diapasões anunciou Paolo Pavesio como o seu substituto, e este assume o cargo a 1 de Janeiro de 2025.

Miguel Oliveira está no seu sexto ano na classe de MotoGP e no seu décimo quarto ano no paddock. O experiente piloto de Almada com 29 anos de idade, tem diversas conquistas na categoria rainha e nas categorias inferiores, incluindo 17 vitórias em corridas repartidas por 5 na categoria MotoGP, 6 em Moto2 e 6 em Moto3, num total 41 pódios, dos quais 7 na categoria MotoGP, 21 em Moto2 e 13 no Moto3, e ainda um pódio na corrida de Sprint em Sachsenring deste ano 2024. 

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , ,