Sons de Outono traz música erudita às igrejas de Almada

O Concelho de Almada acolhe a 14ª edição deste festival nas suas igrejas, de 30 de Setembro a 28 de Outubro

A partir de 30 de Setembro todos os fins-de-semana terão Sons de Outono. Até 28 de Outubro, há Scarlatti, Vivaldi, Händel, Schubert, Bach e Beethoven para ouvir nas igrejas do concelho de Almada. Os sete concertos programados para a 14ª edição deste festival são de entrada livre, não sendo necessário levantamento prévio de bilhete.

Depois de completar uma trilogia em 2021 (Vontade, Conhecimento, Destino), 2022 marcou o início de uma nova tríade no Festival Sons de Outono, onde Tempo (2022), Modo (2023) e Palavra (2024) serão os temas da programação. O Modo é assim o mote para os concertos deste ano, como explica Eduardo Pêra, director artístico do festival. “O modo musical enquanto base de toda a música ocidental ou o modo como damos as mãos, dizemos ou fazemos as coisas, o modo de viver consigo próprio ou com os outros ou, o modo de ouvir ou não ouvir, são algumas das questões que gostávamos que o nosso público reflectisse.”

A organização programou para este ano, sete concertos distintos que fazem viajar pela diversidade da música erudita em espaços católicos descentralizados.

A 30 de Setembro, às 21h, o Voces Caelestes abre o festival na jovem Igreja de N. Sra. da Rosa, na Charneca da Caparica. O grupo vocal liderado por Sérgio Fontão, dedica especial atenção à música contemporânea. No programa do concerto constam obras como a Missa de Beata Virgine Maria, de Filipe de Magalhães, Hear my Prayer, de Henry Purcell, e O Radiant Dawn e Lux AEterna, de James MacMillan, entre outras.

A 7 de Outubro é a vez de Raquel Cravino, Ana Raquel Pinheiro e José Carlos Araújo, do Ensemble Atena, actuarem na Igreja do Bom Sucesso, em Cacilhas, às 21h. Serão interpretadas a Canção de 7.º tom e de 2.º tom, de José de Torres, a Sonata sopra lo stile che suona il Prette dalla Chitarra Portoghese, de Giuseppe Tartini, bem como Sonata em Dó menor, K.18, de Carlos Seixas e F. Geminiani, entre muitas outras.

Na Ermida de S. Sebastião, em Almada, irão actuar os solistas Ana Beatriz Manzanilla, Francisca Fins e Jeremy Lake, da Camerata Atlântica, a 8 de Outubro às 15h. Interpretam Allegro com SpiritoAgadio com espressioneScherzo.Allegro molto e vivace, e Finale.Presto de Ludwig van Beethoven, e ainda Allegro, de Franz Schubert, entre outras

Ana Quintans, Marta Vicente e Fernando Miguel Jalôto, do Ensemble Bonne Corde, dirigido pela violoncelista Diana Viagre, apresentam-se na Igreja Matriz, na Cova da Piedade, a 14 de Outubro, às 19h. O grupo especializa-se em repertório setecentista no qual o violoncelo ocupa um lugar de destaque. A actuação inclui entre outras, obras de Antonio Vivaldi, como I. PreludioII. Allegro poco e II. Sarabanda.

Ars Lusitana interpretam “La Soberbia Abatida” Oratória, de Francisco Hernández y Llana, na Igreja da Nossa Senhora de Fátima, no Laranjeiro, a 21 de Outubro, às 21h. O grupo foi fundado por Maria Bailey, agora directora artística, e dedica-se a um repertório da Idade Média, Renascimento e Barroco. No dia seguinte, às 15h, é a vez dos jovens flautista João Viana e harpista Beatriz Cortesão subirem ao palco. Além de obras de Jules Mouquet e de Nino Mazzoni, também apresentam óperas de Esquisses antiques e de Tiziano Bedetti.

O Festival Sons de Outono termina no dia 28 de Outubro às 19h, na igreja de S. Pedro, na Trafaria, com as violinistas Diemut Poppen e Christell Lee que interpretam as Sonatas e Partitas de Joan Sebastian Bach para, de um modo especial, agradecer ao público do festival.

O festival, anteriormente intitulado “Sons de Almada Velha” é promovido pela Câmara Municipal de Almada desde 2009, com direcção artística de Eduardo Pêra da Cantabilfest, tendo por objectivo trazer ao concelho concertos gratuitos de música erudita, em espaços menos convencionais para este fim. 

Fique com o alinhamento e respectivos locais de cada actuação e consulte, aqui, o programa completo

Programa:

30 de Setembro, 21h – Igreja N. Sra. da Rosa, Charneca da Caparica
Voces Caelestes, maestro Sérgio Fontão

7 de Outubro, 21h – Igreja do Bom Sucesso, Cacilhas
Ensemble Atena
Raquel Cravino no violino barroco, Ana Raquel Pinheiro no violoncelo barroco e, José Carlos Araújo no cravo/orgão

8 de Outubro, 15h – Ermida de S. Sebastião, Almada
Solistas da Camerata Atlântica
Ana Beatriz Manzanilla no violino, Francisco Fins na viola de arco e, Jeremy Lake no violoncelo

14 de Outubro, 19h – Igreja Matriz, Cova da Piedade
Ensemble Bonne Corde
Diana Viagre no violoncelo barroco e direcção artística, soprano Ana Quintans, Marta Vicente no contrabaixo barroco e, Fernando Miguel Jalôto no orgão

21 de Outubro, 21h – Igreja N. Sra. de Fátima, Laranjeiro
Ars Lusitana
Direcção artística de Maria Bailey

22 de Outubro, 15h – Igreja da Misericórdia, Almada
Concerto de harpa e flauta
João Viana na flauta e, Beatriz Cortesão na harpa

28 de Outubro, 19h – Igreja de S. Pedro, Trafaria
Concerto de violino
Diemut Poppen e Christel Lee, ambos no violino

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , ,