Trafaria | Incêndio no bairro do 2º Torrão faz seis desalojados e um ferido ligeiro
Família de seis pessoas colocada em alojamento de emergência nos Bombeiros da Costa da Caparica. Bombeira que sofreu electrocussão foi transportada para o Hospital Garcia de Orta
Uma família de seis pessoas – mãe, avó, quatro filhos entre os quais um bébé de quatro meses – e o seu cão de estimação, ficou desalojada, ontem dia 15 de Agosto, na sequência de um incêndio que deflagou na sua habitação no bairro do 2º Torrão, na Trafaria.
O alerta para o fogo foi dado pelas 10h24, segundo fonte do comando sub-regional de Setúbal da Protecção Civil, quando a família se encontrava a dormir no interior da habitação, excepto a avó que tinha ido fazer uma caminhada. Foram os vizinhos que deram o alerta às autoridades e ajudaram a retirar a família de casa. O recheio da habitação ardeu quase por completo, assim como a documentação, medicação e vestuário dos seus habitantes, sendo que a habitação deixou de ter condições de habitabilidade.
A família foi provisoriamente transferida para um alojamento de emergência da Câmara Municipal de Almada (CMA), no quartel dos Bombeiros Voluntários da Costa da Caparica. Supostamente a partir de hoje, 16 de Agosto, será acompanhada pelos serviços de acção social da CMA.
O incêndio provocou ainda um ferido ligeiro, uma bombeira da corporação da Trafaria, que participou no seu combate e sofreu ferimentos devido a uma electrocussão e, foi posteriormente transportado ao Hospital Garcia de Orta (HGO), “por precaução”, segundo o CDOS de Setúbal. Foi feito um corte temporário da energia em todo o bairro, onde a maioria das construções apenas têm acesso a electricidade através de puxadas, que tornam as sobrecargas de rede frequentes. No entanto, desconhecem-se as causas do incêndio.
Segundo Afonso Rocha, comandante dos Bombeiros Voluntários da Trafaria, em declarações ao Jornal de Notícias “a operacional está bem, foi assistida no Hospital Garcia de Orta e já está em casa a repousar. Tivémos informação de que a energia estava cortada quando começámos o combate às chamas, mas não estava e a bombeira acabou por sofrer ferimentos ligeiros por eletrocussão”. O comandante dos bombeiros atribui o incidente à forma como as ligações clandestinas são realizadas neste bairro na Trafaria. “Não se sabia como era alimentada a energia na habitação atingida pelas chamas, foi necessário cortar toda a energia do bairro”.
Recorde-se que em 2017 , foi celebrado um protocolo entre a EDP, a Câmara Municipal de Almada e a Associação de Moradores do bairro, que previa a instalação de contadores de luz para todos os agregados familiares do Segundo Torrão. Seis anos depois, este processo ainda não se encontra concluído.
Ainda de acordo com o CDOS de Setúbal, estiveram no local 42 operacionais e 15 veículos de apoio, numa operação que envolveu as três corporações de Bombeiros Voluntários de Almada (Cacilhas, Almada e Trafaria), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), GNR, elementos da protecção civil, da autarquia e da E-Redes. No local esteve ainda uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Garcia de Orta.
Ao início da tarde de ontem, cerca das 13h, o incêndio encontrava-se já em fase de rescaldo.
2º Torrão, Bairro do 2º Torrão, Desalojados, Dossier Bairro do 2º Torrão, incêndio, Incêndio urbano, Trafaria