Caparica | O Tempo dos Capuchos
Englobado no Festival de Música dos Capuchos, o Officium Ensemble executa Obras Primas da Renascença, dia 4 de Junho pelas 19h
O Tempo dos Capuchos – Obras Primas da Renascença, é executado pelo Officium Ensemble com direcção musical de Pedro Teixeira. O concerto acontece no Convento dos Capuchos, dia 4 de Junho pelas 19h.
O Officium Ensemble tem-se estabelecido como um dos mais proeminentes grupos vocais portugueses dedicados à música antiga. A pureza do som que lhe é característico advém do trabalho de fusão, emissão e equilíbrio que o grupo tem desenvolvido desde a sua criacção, sob a direcção de Pedro Teixeira. Aliados a esta característica, o empenho e expressividade dos cantores do ensemble têm levado o Officium Ensemble a ser aclamado pelas suas performances marcantes e consistentes. O repertório que domina estende-se por todo o período do Renascimento, início do Barroco e música contemporânea, dedicando-se com especial enfoque à música antiga portuguesa. O ensemble tem actuado em inúmeros locais e festivais de música antiga, desde as Jornadas Internacionais Escola de Música da Sé de Évora e Festival Música em São Roque, passando pelos festivais Terras sem Sombra, Dias da Música (CCB), Festival de Órgão de Lisboa, Festival Internacional de Música de Marvão e Cistermúsica (Alcobaça). Desde há alguns anos, Officium Ensemble tem sido presença regular em importantes festivais internacionais de música antiga, tais como o Festival AMUZ Laus Polyphoniae, em Antuérpia, e o Festival de Música Antiga de Utrecht – Oude Muziek.
Pedro Teixeira é um maestro coral de primeira linha no actual panorama europeu. Diplomado e Mestre em Direcção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa, a sua experiência profissional inicial passou, em Portugal, pelo Grupo Coral de Queluz (2000-12) e pelo Coro Eborae Mvsica (1997-2013), além de três coros com os quais mantém regular actividade: o Coro Gulbenkian, que integrou, primeiro; de que foi maestro-ensaiador, depois; e que dirige como maestro-convidado, na actualidade; o Officium Ensemble, que criou em 2000 e voltado ao repertório dos séculos XVI e XVII; e o Coro Ricercare, que dirige desde 2001 e centrado no repertório moderno e contemporâneo. A nível internacional, avultam os seis anos (2012-18) em que esteve à frente do Coro da Comunidade Autónoma de Madrid, ali desenvolvendo uma tripla actividade de ensaiador, maestro em concertos ‘a cappella’ e maestro-preparador para repertório de concerto (Auditório Nacional de Música) e de ópera (no Teatro Real). A actividade desenvolvida com o Coro Gulbenkian e o da Comunidade de Madrid permitiu-lhe trabalhar de perto com grandes maestros do repertório coral-sinfónico. Com o Officium Ensemble, já se apresentou em alguns dos mais prestigiados festivais de música antiga da Europa. É desde 1997 director das Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora”, centradas na polifonia renascentista portuguesa. Actualmente, exerce funções docentes na Escola Superior de Música e na Escola Superior de Educação de Lisboa.
Ficha artística:
Officium Ensemble Coro
Pedro Teixeira Direcção Musical
Programa:
Missa Papæ Marcelli, a 6 Giovanni P. da Palestrina (1525-1594)
Kyrie
Gloria
O nata lux Thomas Tallis (1552-1585)
Missa Papæ Marcelli Giovanni P. da Palestrina
Credo
Audivi vocem Duarte Lobo (1565-1646)
Missa Papæ Marcelli Giovanni P. da Palestrina
Sanctus
Agnus Dei
Miserere mei, Deus Gregorio Allegri (1582-1652)
Crucifixus, a 8 Antonio Lotti (1667-1740)
Salve Regina, a 8 Orlando di Lassus (1532-1594)
O Rex Gloriæ, a 8 Estêvão de Brito (1575-1641)