Almada | A Bela e o Monstro
Um musical infantil levado à cena pela companhia de teatro Teatroesfera
Dia 19 de Novembro às 16h30, a Academia Almadense recebe o teatro infantil musical a Bela e o Monstro. Este é um espectáculo musical de Fernando Gomes, inspirado no conto da romancista francesa Gabrielle-Suzanne Barbot, publicado em 1740 e, popularizado pelo filme da Disney, que acompanhou a infância e adolescência de várias gerações
O espectáculo é à primeira vista mais um musical, divertido, animado, colorido, com reviravoltas e surpresas visuais, muito suspense, grandes sentimentos e, claro, um final feliz. Mas a beleza desta história está na mensagem implícita, “o que é visível aos olhos pode ser enganador”! Atrás de uma imagem, de um rosto, de um corpo, do outro, existe um “eu” que é preciso descobrir e construir. E essa descoberta e construção só é possível numa relação de empatia, apoio, segurança e amor.
Na versão clássica da Disney há uma jovem destemida, Bela, que em troca da liberdade do pai, oferece a sua companhia a um mostro que vive num castelo enfeitiçado A Bela, não só na sua aparência mas intrinsecamente bela, consegue perceber e amar aquele que na sua aparência é um monstro e transformá-lo. Porque aceitou comunicar, relacionar-se com ele; sem se relacionar não haveria o conhecimento, e sem conhecimento atribuem-se significados apenas em função do nosso ponto de vista, do nosso preconceito.
Bela não se limita à aparência física e descobre e ama aquele que afinal é o mais belo dos seres, e quando lhe declara o seu amor ele revela-se o mais belo dos príncipes.
O Teatroesfera tem levado a cena a reescrita dos contos clássicos, por Fernando Gomes, que fazem parte da memória colectiva de avós, pais, filhos e netos.
Ficha técnica e artística
Teatroesfera
Texto e encenação: Fernando Gomes
Coreografia: Victor Linhares
Música: Miguel Camilo
Interpretação: Ana Landum, Isabel Ribas, Jorge Estreia, José Nobre, Paula Sousa, Tiago Ribas
Desenho de luz: El Duplo
Operação luz e som: Adriana Ribas
Figurinos: Ana Landum
Costureira: Maria das Dores Landum
Cenografia: Fernando Gomes, Marta Fernandes da Silva
Desenho interior palácio: Jorge Galvão
Execução cenário: Marta Fernandes da Silva, Proeasy Design
Adereços: Marta Fernandes da Silva, Ana Landum
Direção de produção: Ana Landum
Assistente de produção: António Bartolomeu, Hermínia Melo
Classificação M/3
Duração: 60 min.