Almada | A Mulher que Fugiu
No Auditório Fernando Lopes-Graça, dia 25 de Janeiro às 21h
Casada há cinco anos, a jovem Gam-hee nunca esteve longe do marido um dia que fosse. Agora que ele se ausentou numa viagem de negócios para fora de Seul, ela aproveita a ocasião para visitar três grandes amigas que há muito não vê, em três bairros distintos. Visita as duas primeiras nas suas casas e a terceira encontra-a por acaso num cinema. Young-soon, divorciada, desistiu de comer carne e gosta de cuidar do jardim no seu quintal. Su-young tem um fraquinho pelo vizinho arquitecto e está a ser perseguida por um jovem poeta que conheceu num bar. Woo-jin trabalha num cinema. Os encontros são amigáveis, mas tensos. Enquanto conversam amigavelmente, a história partilhada destas mulheres surge à superfície.
Nestes três capítulos em que o filme se divide, outros tantos intrusos, sempre homens, virão importunar a conversa delas, deixando o ambiente invariavelmente azedo, ora por causa de gatos vadios, ora por angústias de um ex-namorado ciumento, ora por alguém que Gam-hee conheceu outrora. Cada encontro, assim como a conversa que tem com cada uma das amigas, vai ter um forte impacto em como Gam-hee vê o seu relacionamento. Isso vai fazê-la reavaliar as escolhas feitas até aqui. Também por três vezes olhará Gam-mee para um ecrã, procurando respostas que não encontra para o seu evidente, mas nunca confessado, mal-estar emocional. O número três é uma constante neste filme.
Com planos feitos ao primeiro e com um único take, diálogos escritos de véspera, Hong Sang-Soo filma com espontaneidade e improviso. Concisão, observação e precisão são palavras usadas normalmente para definir o estilo de Hong. É um cinema minimalista. Este é o filme em que a sua abordagem do feminino está mais estruturada. O filme fala de coisas de mulheres, da generosidade, do afecto partilhado entre mulheres, que os homens não compreendem. A Mulher que Fugiu venceu o Urso de Ouro para a Melhor realização no Festival de Cinema de Berlim.

Ficha Técnica:
Direcção: Hong Sang-Soo
Guião: Hong Sang-soo
Elenco: Kim Min-hee, Seo Young-hwa, Song Sun-mi, Kim Sae-byuk, Kwon Hae-hyo, Lee Eun-mi, Kang Yi-seo, Shin Seok-ho, Ha Seong-guk, Jo So-yeon, Darcy Paquet
Fotografia: Kim Sumin
Montagem: Hong Sang-soo
Música: Hong Sang-soo
Género: Drama
Origem: Coreia do Sul
Ano: 2020
Duração: 77 minutos
Idade: M/12
Preço: 3,00€ |Desconto de 50% para jovens e seniores
Contacto da Bilheteira do AFLG
Tel.: 212 724 922 | auditorio@cm-almada.pt
Quarta a Sexta, das 14h30 às 18h00
Sábado das 15h00 às 18h00
1 hora antes do espetáculo