Almada | Alerta Laranja de 17 a 18 de Março
Depressão Laurence traz mau tempo a partir da tarde de Domingo
Depois de ter dado algumas tréguas durante Sexta e Sábado passados, o mau tempo vai regressar a Portugal Continental no Domingo à tarde devido à depressão Laurence.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão do vento, precipitação e estado do mar no distrito de Setúbal aponta para um agravamento considerável a partir das 18h de 16 de Março, até às 12h de Segunda-Feira dia 18.
O distrito encontra-se em aviso Amarelo para precipitação das 18h de dia 16 de Março, até às 0h de dia 17, com períodos de chuva forte. Das 9h de 17 de Março às 0h de 18 de Março mantém-se este aviso para a chuva, que terá períodos por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, e ocasionalmente granizo.
O alerta amarelo para agitação marítima irá vigorar das 15h às 18h de 17 de Março, com ondas de sudoeste com quatro a cinco metros. O distrito de Setúbal passa para alerta laranja devido a ondulação, das 18h de 17 de Março às 0h de dia 18, prevendo-se ondas de sudoeste de cinco a sete metros de altura significativa, podendo atingir uma altura máxima de 11 metros. Volta a alerta amarelo das 0h às 9h na Terça-Feira dia 18.
Relativamente ao vento, o alerta será amarelo das 12h de 16 de Março às 0h de dia 17, com rajadas na ordem dos 70/80 km/h.
As temperaturas mínimas irão variar entre 10º e 11º graus, e as máximas entre os 16º e 17º.
Os conselhos são os do costume quando o vento e a ondulação fustigam a costa Atlântica e ribeirinha do concelho. São dirigidos em especial para a comunidade piscatória e náutica de recreio que se encontre no mar, durante o alerta laranja para a ondulação nos dias 17 e 18 de Março, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adopção de medidas de precaução.
Recomenda-se também:
– Reforçar a amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas.
– À população em geral desaconselha-se a práctica de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a práctica de actividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação. Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adopte uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco.
– Evitar o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima e zonas ribeirinhas.
– Não practicar desportos náuticos.
– Não practicar pesca desportiva.
– Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.
Em caso de emergência no mar ligue 214 401 919.
O aviso laranja é o segundo mais grave da escala e é emitido em “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, de acordo com o IPMA.
agitação marítima, agravamento, Alerta Laranja, Almada, Aviso Amarelo, chuva, Depressão Laurence, Distrito de Setúbal, estado do mar, Instituto Português do Mar e Atmosfera, IPMA, Meteo, Meteorologia, ondas, ondulação, precipitação, vento