Almada | Anunciadas novas alterações no serviço da Carris Metropolitana
Novas alterações anunciadas na primeira sessão de esclarecimento à população, realizada dia 19 de Julho, na União das Freguesias de Caparica e Trafaria
A Câmara Municipal de Almada (CMA) continua a defender a posição de que o serviço actual prestado pela Carris Metropolitana não foi o serviço contratualizado. Argumenta também, que a solução para as numerososa queixas dos utentes sobre a nova rede de transportes públicos não passa pela reposição dos anteriores serviços prestados pela Transportes Sul do Tejo (TST), mas sim por um trabalho conjunto com a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) para que o que foi contratualizado seja efectivamente posto em prática no terreno.
Na primeira sessão de esclarecimento à população realizada ontem (19 de Julho) na União das Freguesias de Caparica e Trafaria, foram comunicadas novas alterações ao serviço da Carris Metropolitana neste sentido. Estas são alterações que estarão em prática a partir de dia 25 de Julho, pelo que se subentende que o serviço contratualizado irá sendo implementado faseadamente. Esta medida vai de encontro ao que foi anunciado pela Carris Metropolitana à autarquia, antes de se terem iniciado os seus serviços no concelho de Almada a 1 de Julho: a de que toda a operação não estaria a 100% e, seria faseada no tempo até Janeiro de 2023.
Até lá os utentes terão de fazer a sua vida diária com os constragimentos que esta alteração de rede de transportes públicos acarretou nas suas vidas, acrescidos pelas frequentes alterações que tem sofrido e, que aparentemente irão continuar.
As alterações anunciadas nesta sessão de esclarecimento foram as seguintes:
A partir de 25 de Julho as linhas 3011, 3021 e 3030 passam a ir novamente à Torre das Argolas e, as linhas 3009 e 3014 voltam a passar pelos Bairros no Monte da Caparica. A linha 3030 volta a circular pela Av. D. Sebastião em vez da Av. General Humberto Delgado.
A partir de 1 de Agosto a linha 3030 passa a ter mais 45 ligações articuladas com os barcos na Trafaria e, a linha 3507 passa a servir os Bairros do Monte da Caparica. A linha 3022 terá um aumento de circulações semelhante à antiga 124.
A partir de 8 de Agosto entra em funcionamento a nova linha 3504, a antiga 197.
A partir de 22 de Agosto a linha 3022 regressa a Cacilhas.
Nesta sessão de esclarecimento, a primeira de uma série que irão ter lugar em todas as freguesias do concelho como o Almada Online noticiou anteriormente, estiveram presentes Inês de Medeiros, presidente da CMA; o Presidente da Assembleia Municipal, José Courinha Leitão; o Vereador com o pelouro da Mobilidade, José Pedro Ribeiro; a Presidente da União das Freguesias de Caparica e Trafaria, Sandra Chaíça, e os Administradores da Transportes Metropolitanos de Lisboa, Rui Lopo e Sónia Alegre. A sala esteve cheia de munícipes que expressaram as suas queixas e preocupações.
