Almada associa-se à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

A Unidade Móvel de Saúde da CMA estará em vários locais do concelho

O município de Almada volta a associar-se à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites, iniciativa que visa sensibilizar a população para a importância do rastreio VIH e hepatites virais. De 20 a 29 de novembro, em colaboração com o Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) de Almada, disponibiliza rastreios anónimos, confidenciais e gratuitos com recurso à Unidade Móvel de Saúde da Câmara Municipal de Almada (CMA), que estará em vários locais do concelho.

Testar, Tratar e Prevenir! é o mote da Semana Europeia do Teste que se inicia hoje. A Semana Europeia do Teste é uma campanha que mobiliza toda a Europa para reforçar o rastreio e promover os benefícios da prevenção do VIH, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

No concelho, os testes ao VIH e às Hepatites podem ser realizados na Unidade Móvel de Saúde da CMA, de 20 a 22 e, de 25 a 29 de Novembro, sempre a partir das 9h30, nos seguintes locais:

20 Nov – Cacilhas

21 Nov – Mercado do Feijó

22 Nov– Faculdade de Ciências e Tecnologia, Caparica

25 Nov– Mercado da Charneca (09h30-15h30)

27 Nov– Praça da Portela, Laranjeiro

28 Nov– Rua dos Pescadores, Costa da Caparica

29 Nov – Equipa de Tratamento de Almada (Rua Terras Corte Reais, n.º 1)

Nesta edição, a Semana Europeia do Teste VIH e Hepatites acontece de norte a sul do país, ilhas inclusive, de 20 a 27 de Novembro. Ao longo desses dias, é possível realizar: rastreio do VIH; rastreio do Vírus da Hepatite B (VHC) e Vírus da Hepatite C (VHC); outros rastreios de ISTs, mediante disponibilidade do local; recolha de material preventivo, tais como preservativos e lubrificantes; aconselhamento e informação sobre ISTs e prevenção.

Esta iniciativa ocorre bianualmente desde 2013, em Maio e Novembro, e este ano assinala o seu 10º aniversário com as cerca de 750 organizações europeias que já contribuíram. O objectivo comum é o de fortalecer a literacia em saúde sexual, bem como testar regularmente e diagnosticar precocemente, resultando num acesso atempado aos tratamentos eficazes.

Ainda permanecem lacunas no diagnóstico destas infecções, o que compromete as estratégias internacionais de eliminação da infecção pelo VIH, hepatites virais e outras IST enquanto problema grave de saúde pública até 2030.

Esta semana de rastreios e consciencialização sobre a prevenção, é uma oportunidade para aumentar a testagem e reforçar as pessoas e comunidades, para reduzir o impacto do estigma e da discriminação.

Portugal junta-se à iniciativa desde a sua primeira realização, através do GAT e, mais tarde, através da Rede de Rastreio Comunitária, da qual o GAT é promotor. As organizações membro da Rede de Rastreio Comunitária e associações, municípios, juntas de freguesia, juntam-se e apelam para a importância da oferta e acessibilidade destes serviços e, a remoção de qualquer barreira no acesso aos cuidados de saúde, incluindo o estigma e a discriminação.

, , , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

Um pensamento em “Almada associa-se à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

Comentários estão fechados.