Almada celebra o Natal com dois concertos
Tchaikovsky pela Orquestra d'Almada às 18h no Auditório Fernando Lopes-Graça. Puccini pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e Coro do Teatro Nacional São Carlos às 21h no Teatro Joaquim Benite
No dia 22 de Dezembro Almada terá dois concertos de Natal. Para os apreciadores de música clássica vai ser difícil escolher. A solução é ir a ambos.
Um deles realiza-se no Auditório Fernando Lopes-Graça pela Orquestra de Câmara de Almada às 18h, está incluído nas festividades do município Feliz Almada 2022 e, tem entrada gratuita. Em palco estarão alunos de escolas do ensino artístico de música e dança, que actuarão em conjunto com uma orquestra profissional. Com um repertório cuidadosamente escolhido para a época festiva, serão apresentadas obras de Tchaikovsky e interpretados temas da banda sonora do filme “Sozinho em Casa”, para coro e orquestra. A Orquestra de Almada está integrada no Centro de Artes Performativas de Almada (CAPA). Tem uma formação base de trinta e três músicos e todos os professores do conservatório estão incluídos neste projecto.
O segundo concerto terá lugar na Sala Principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, pelas 21h. A actuar estarão a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional São Carlos que dispensam apresentações, interpretando Messa di Gloria de Giacomo Puccini, com direcção musical do maestro Antonio Pirolli. Messa di Gloria foi composta pelo italiano Giacomo Puccini (1858-1924) quando tinha apenas 21 anos e foi o seu exercício de graduação no Instituto Musicale Pacini. Teve a sua primeira apresentação em Lucca em 12 de julho de 1880. Puccini nunca publicou o manuscrito completo da missa e, embora esta tenha sido bem recebida na época, só voltou a ser apresentada em 1952, primeiro em Chicago e depois em Nápoles. Obra mais importante dos primeiros anos da carreira de Puccini, a Messa di Gloria foi a sua única obra religiosa. O compositor dedicou-se mais à música profana, ficando conhecido essencialmente pelas suas óperas, como La bohème (1896), Tosca (1900), Madame Butterfly (1904) e Turandot (1924). Os bilhetes custam 17€ e podem ser adquiridos aqui ou na bilheteira do Teatro, onde há descontos disponíveis para menores 25 e maiores de 65 anos.
Almada, Auditório Fernando Lopes-Graça, CAPA, Centro de Artes Performativas de Almada, Concerto de Natal, Coro do Teatro Nacional São Carlos, Cultura, Feliz Almada 2022, Messa di Gloria, musica, musica clássica, Natal, Orquestra de Câmara de Almada, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Puccini, Sozinho em Casa, Tchaikovsky, Teatro Municipal Joaquim Benite