Almada | Ciclo de cinema “Pelos Direitos das Crianças”

De 22 a 24 de Novembro, às 21h, no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça

Entre os dias 22 e 24, está de regresso mais uma edição do Ciclo de Cinema “Pelos Direitos das Crianças”. “Listen”, “Sempre perto de ti” e “Recreio” são os filmes em exibição no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça às 21h, com entrada livre, mas levantamento obrigatório de bilhete. Este ciclo de cinema está englobado na comemoração dos 33 anos dos Direitos das Crianças no concelho de Almada.

Dia 22 – Listen

Esta é a primeira longa-metragem da realizadora portuguesa Ana Rocha de Sousa, com Lúcia Moniz, Ruben Garcia e a actriz britânica Sophia Myles nos principais papéis, Listen é baseado em factos reais e aborda o drama de um casal português emigrado, a quem os serviços sociais retiram injustamente os filhos por suspeitas de maus tratos. Um filme que espelha a luta pela união de uma família após um erro irreversível.

Listen conta a história de Bela (Lúcia Moniz) e Jota (Ruben Garcia), um casal que vive nos subúrbios de Londres e acaba por enfrentar sérias dificuldades quando os serviços sociais locais levantam suspeitas sobre a segurança dos seus três filhos. A surdez da filha de 7 anos desencadeia um processo no sistema que parece não ter fim, e tudo se complica com o passar do tempo. O filme estreou em 2020 no Festival Cinema de Veneza, onde venceu vários prémios, incluindo o Leão do Futuro de primeira obra; o Prémio especial do júri da secção Horizontes; duas distinções paralelas, Bisato d’Oro’ – Melhor filme e o Sorriso Diverso Veneza – Melhor Filme Estrangeiro, causas sociais.

A emocionante história de uma família que não tem nada e que ainda assim perde tudo.

Realização: Ana Rocha de Sousa
Idade: M/14
Duração: 73 minutos
Género: Drama
Origem: Portugal, Reino Unido

©DR / Listen de Ana Rocha de Sousa pode ser visto no dia 22 de Novembro

Dia 23 – Sempre perto de ti

Sempre Perto de Ti é o terceiro filme de Uberto Pasolini, um sobrenome exigente para um realizador que é efectivamente primo em segundo grau de Pier Paolo Pasolini e sobrinho de Luchino Visconti. Um retrato simples e eloquente sobre a crueldade da vida, foi uma das melhores descobertas da 77ª edição do Festival de Veneza.

Inspirado numa história verídica, Sempre Perto de Ti apresenta-nos John, interpretado pelo actor britânico James Norton, um jovem pai solteiro que ganha a vida como limpador de janelas em Belfast e que dedicou a sua vida a criar o filho Michael, depois da mãe da criança os deixar logo após o parto. Quando John descobre que só tem meses de vida devido a uma doença, inicia uma viagem em busca da família perfeita que possa acolher Michael, determinado a protegê-lo da terrível realidade da situação. Contar a morte através da vida é algo que Uberto Pasolini faz com imensa graciosidade, transformando cada gesto diário numa preciosa lembrança. 

Realização: Uberto Pasolini
Idade: M/12
Duração: 96 minutos
Género: Drama
Origem: Reino Unido, Roménia, Itália

©DR / Sempre perto de ti é o segundo filme do Ciclo de cinema “Pelos Direitos das Crianças”

Dia 24 – Recreio

Venceu o Prémio da Crítica de Cannes, onde estreou mundialmente na secção Un Certain Regard ,e foi o pré-candidato belga aos Oscars. É a primeira longa-metragem da belga Laura Wandel e, um drama sobre “bullying” e violência emocional entre crianças.

Nora tem sete anos e vê Abel, o seu irmão mais velho, a ser intimidado por outras crianças no recreio da escola. Apressa-se a protegê-lo, mas Abel obriga-a a permanecer em silêncio. Apanhada num conflito de lealdade, Nora tenta encontrar o seu lugar, dividida entre o mundo das crianças e o dos adultos.

Realização: Laura Wandel
Idade: M/12
Duração: 72 minutos
Género: Drama
Origem: Bélgica

©DR / Recreio de Laura Wandel encerra este ciclo de cinema
, , , , , , , , , , , , , , ,

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online