Almada cidade de todos os judocas

A 1ª etapa do Circuito Mundial de Judo realiza-se pela segunda vez no Complexo Municipal dos Desportos entre 27 e 29 de Janeiro. De 30 a 31 será a vez do IBSA Almada Grand Prix 2023, para judocas invisuais ou com baixa visão.

Almada vai ser a cidade internacional do Judo ao receber a etapa inaugural do Circuito Mundial desta modalidade, o Almada Grand Prix 2023, que se realiza entre os dias 27 e 29 de Janeiro, no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada, no Feijó.

Na competição estão inscritos 555 judocas (326 homens e 229 mulheres), representando 81 países dos 5 continentes, segundo dados da Federação Internacional de Judo. Estes números superam em larga margem os da edição do ano passado da mesma competição, também realizada em Almada, em que estiveram inscritos 301 Atletas de 41 Países e, que foi ainda influenciada pela pandemia de Covid-19. 

A Federação Portuguesa de Judo leva à competição 37 judocas lusos , 20 em masculinos e 17 em femininos. A judoca Catarina Costa, vice-campeã europeia de -48 kg, defende no Almada Grand Prix a medalha de ouro conquistada no último ano na competição, na qual Jorge Fonseca e Telma Monteiro são baixas de vulto. O bicampeão mundial de 2019 e 2021 em -100 kg, que também conquistou em 2022 o ouro na primeira edição do Almada Grand Prix em solo luso, e a judoca do Benfica ainda recuperam de lesões, que já os fizeram falhar, em Dezembro, o Masters da modalidade.

Com Jorge Fonseca e Telma Monteiro de fora, destacam-se Catarina Costa (-48 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg) e Anri Egutidze (-81 kg), além de Rodrigo Lopes (-60 kg) e Joana Diogo (-52 kg), todos do projecto olímpico.

Deste grupo, a seleção lusa terá Catarina Costa (primeira), Joana Diogo (sexta), que foi bronze em 2022, Bárbara Timo (terceira), Patrícia Sampaio (sexta) e Rochele Nunes (segunda) como cabeças de série nas respetivas categorias.

Já em masculinos, Rodrigo Lopes é o mais bem cotado, como 12.º inscrito e 31.º do ranking mundial em -60 kg, enquanto Anri Egutidze vai, desta vez, regressar aos -81 kg, categoria em que competiu até aos Jogos Olímpicos de Tóquio, optando depois por subir a -90 kg.

Em Almada, destaca-se ainda o regresso aos palcos internacionais de Célio Dias, que esteve nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, em -90 kg, mas atravessou uma fase difícil na vida, com um diagnóstico de depressão e esquizofrenia, regressando recentemente ao judo. Em Dezembro, o judoca sagrou-se já campeão nacional em -100 kg, categoria em que competirá neste Grand Prix.

Sem uma boa parte de judocas do top 10 mundial, pois a competição antecede numa semana o conceituado Grand Slam de Paris, opção principal dos atletas, Almada é uma oportunidade para algumas segundas linhas na corrida aos pontos no apuramento olímpico.

“Após o grande sucesso do ano passado em Almada, cabe novamente a Portugal a tarefa de abrir a temporada. O histórico de excelência comprovada fortaleceu a confiança da comunidade internacional do judo no nível organizacional, não deixando dúvidas de que o evento deste ano oferecerá hospitalidade e amizade no âmbito de uma experiência desportiva de elite.”, declarou Marius L. Vizer, presidente da Federação Internacional de Judo à imprensa. “Este ano o evento tem novamente lugar em Almada, do outro lado do rio Tejo, numa cidade que alia o tradicional ao moderno. Paisagens urbanas e naturais, praias, arquitectura e sol pontuam a experiência de todos os visitantes e, essa variedade, juntamente com a calorosa recepção, tornam este palco o ideal para a família do Judo se reencontrar.”, acrescentou.

Das 14 categorias, a britânica Chelsie Giles (-52 kg) e o georgiano Ília Sulamanidze (-100 kg) são os únicos líderes mundiais a estarem em competição, que espera também a campeã mundial Rafaela Silva (-57 kg) e o campeão olímpico de +100 kg Lukas Krpalek, mas inscrito em -100 kg.

“Na sua primeira edição, o Almada Grand Prix foi o 5º evento mais concorrido do Circuito Mundial de Judo de 2022. Estamos a trabalhar com afinco para garantir todas as condições necessárias para que os atletas alcancem as suas melhores vitórias e, para que os espectadores possam assistir a uma verdadeira competição de Judo.”, declarou por sua vez Jorge Oliveira Fernandes, Presidente da Federação Portuguesa de Judo, pela mesma ocasião. “Com o evento deste ano esperamos continuar a contribuir para o aumento da participação do Judo em Portugal, bem como dar a oportunidade aos amantes de judo portugueses de verem os melhores judocas nacionais e alguns dos melhores do mundo.”, acrescentou.

O evento tem uma estimativa de custo a rondar os 800 mil euros, segundo o orçamento da Federação Portuguesa de Judo para 2023, aprovado em Outubro de 2022.

O Almada Grand Prix Portugal 2023 é a primeira grande competição do ano do Circuito Mundial de Judo, que reúne os melhores judocas do mundo e concede 700 pontos aos atletas para o ranking mundial de cada categoria. A entrada é livre e as provas têm início às 10h todos os dias.

Judocas portugueses inscritos no Almada Grand Prix 2023

Masculinos (20):

-60 kg: Emerson Silva, Rodrigo Lopes, Ricardo Pires e Miguel Pisco.

-66 kg: Nuno Martins, Bernardo Tralhão, Miguel Gago e Bruno Bento.

-73 kg: Otari Kvantidze, João Crisóstomo e Saba Danelia.

-81 kg: Diogo Rangel, Manuel Rodrigues, Anri Egutidze e João Fernando.

-90 kg: Ricardo Serrão.

-100 kg: Guilherme Silva, Célio Dias e Diogo Brites.

+100 kg: Vasco Rompão.

Femininos (17):

-48 kg: Catarina Costa e Raquel Brito.

-52 kg: Mariana Máximo, Joana Diogo e Maria Siderot.

-57 kg: Ana Agulhas, Teresa Trindade e Raquel Brás.

-63 kg: Bárbara Timo e Wilsa Gomes.

-70 kg: Joana Crisóstomo, Letícia Martins e Tais Pina

-78 kg: Patrícia Sampaio, Carolina Paiva e Beatriz Moreira.

+78 kg: Rochele Nunes.

IBSA Almada Grand Prix 2023

O Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada recebe também nos dias seguintes, 30 e 31 de Janeiro, o IBSA (International Blind Sports Association) Almada Grand Prix 2023, competição que reúne os melhores judocas invisuais e com baixa visão, do mundo.

A competição concede pontos para o ranking mundial, fazendo parte do processo de qualificação paralímpica para Paris 2024.

Inscritos estão 103 Judocas (70 masculinos e 33 femininas) em representação de 25 Países, incluindo 3 Portugueses. 

Portugal conta com a presença de 3 Atletas: Miguel Vieira (-60 kg J1), Nuno Rocha (-73 kg J2) e Rúben Gonçalves (-73 kg J2), acompanhados pelo Treinador Jerónimo Ferreira. Djibrilo Lafa (-73 kg J1), que se encontra a recuperar de lesão, é a principal baixa na seleção lusa.

“A Federação Portuguesa de Judo está empenhada em tornar este Evento uma referência, não só a nível organizacional, mas também do ponto de vista desportivo.  A FPJ está motivada em fazer um evento memorável. Gostaríamos também de assegurar que todas as medidas de segurança e proteção serão tomadas para garantir a saúde e proteção de toda a Família do Judo. Gostaríamos de agradecer ao Governo Português, à Câmara Municipal de Almada e a todos os nossos patrocinadores e parceiros pelo seu apoio. Gostaríamos também de assegurar que todas as medidas de segurança e proteção serão tomadas para garantir a saúde e proteção de toda a Família do Judo. Gostaríamos de agradecer ao Governo Português, à Câmara Municipal de Almada e a todos os nossos patrocinadores e parceiros pelo seu apoio.”, destacou, em comunicado, a Federação Portuguesa de Judo.

O Presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD), Fausto Pereira, refere que “A FPDD é membro efetivo da International Blind Sports Association – IBSA – e mantém uma parceria com a Federação Portuguesa de Judo – FPJ – que tem a governação do Judo em Portugal. Essa parceria tem contribuído para o desenvolvimento do Judo para pessoas com deficiência e temos o prazer de participar na organização deste evento, que estamos seguros que vai ser um sucesso. Saudamos todos os judocas, técnicos e dirigentes do IBSA e FPJ e esperamos que todos tenham uma estadia agradável em Portugal.”

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , ,