Telma Monteiro anuncia final da carreira desportiva

Atleta almadense passa a coordenar o judo do Benfica

No dia 9 de Dezembro, a judoca almadense Telma Monteiro, anunciou o ponto final na sua carreira desportiva de 24 anos de competição, 17 dos quais ao serviço do Sport Lisboa e Benfica.

“Termino a minha carreira exactamente como queria, com a sensação que dei tudo o que tinha para dar, e que foi tudo como tinha de ser”, afirmou a atleta. Foi “uma honra e privilégio representar o Benfica durante 17 anos.”, acrescentou.

“Eu sempre tentei aproveitar muito bem o meu tempo livre, fazer coisas de que gostava, desfrutar das pessoas que me eram próximas. Esse equilíbrio fez com que eu pudesse também ser a minha melhor versão e desfrutar ao máximo dentro do tapete. E mesmo com toda a responsabilidade, e mesmo com toda a pressão inerente àquilo que eu própria queria ser, o facto de ter esse equilíbrio fez com que eu tivesse, de um modo geral, uma carreira muito feliz e que estivesse sempre tranquila com as coisas que estavam a acontecer.”, declarou ainda a atleta ao SLB.

O clube da Luz agradeceu publicamente à atleta em comunicado, onde pode ler-se que “o Sport Lisboa e Benfica enaltece a enorme dedicação e espírito competitivo de Telma Monteiro, numa longa e profícua carreira que elevou o prestígio do judo português. No clube do coração desde julho de 2007, contribuiu decisivamente para o crescimento e desenvolvimento da modalidade no Benfica. Obrigado por tanto, Telma!”

Também Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA) deixou uma mensagem a Telma Monteiro nas suas redes sociais. “Foi com emoção que recebemos a noticia que a nossa Telma Monteiro decidiu finalizar a sua carreira de competição. Durante 24 anos foi um orgulho para todas e todos os Almadenses. Neste momento em que vai abraçar novos desafios, e uma vez que ja recebeu de Almada as mais altas distinções, queremos deixar uma palavra amiga de admiração e reconhecimento, desejando as maiores felicidades e reafirmando que estaremos sempre ao seu lado para que continue a cumprir os seus sonhos.”

Natural de Almada e oriunda de uma família humilde, Telma Monteiro entrou tarde para o judo, com 14 anos de idade. Depois de uma primeira experiência, aos 12 anos, a jovem de Almada, que fez atletismo e na altura praticava futebol, foi incentivada a entrar definitivamente para a modalidade pela irmã Ana Monteiro, que já a praticava. Na equipa CCD Construções Norte/Sul do Feijó, onde fez toda a sua formação, conquistando diversas medalhas até 2007, ano em que transita para o Benfica.

Considerada a melhor judoca portuguesa de todos os tempos, e uma das melhores a nível mundial, estatuto confirmado pelo seu ímpar e vasto palmarés alcançado ao longo da carreira, Telma Monteiro despede-se dos tatamis aos 38 anos, colocando um ponto final no seu percurso.

Entre as múltiplas medalhas e pódios conseguidos, destaca-se o bronze conquistado a 8 de Agosto de 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Este foi o grande dia olímpico que a judoca sempre procurou, após as participações nas edições de 2004 em Atenas, de 2008 em Pequim, e em 2012 em Londres. Telma esteve presente também na olimpíada de 2020 em Tóquio, que se realizou apenas em 2021, sendo das poucas atletas que se podem orgulhar de ter estado presente em cinco olimpíadas.

Entre as distinções recebidas ao longo da carreira olímpica, Telma Monteiro foi, ainda, a porta-estandarte das comitivas portuguesas em 2012 e de 2020, sinónimo daquilo que significa para a modalidade e para Portugal.

Nunca ninguém ganhou tanto em Campeonatos da Europa como a judoca almadense, que se tornou em 2021, na mais medalhada de sempre nessa prova, com um total de 15 medalhas: 6 ouros, 2 pratas e 7 bronzes.

Manteve-se em plano de destaque durante anos consecutivos, a subir ao pódio com regularidade, e ao longo de 24 anos de carreira conquistou 94 medalhas, 42 na 1ª posição, desde os escalões mais jovens à actualidade, garantindo prestígio para Portugal em Taças do Mundo, Taças da Europa, Grand Prix, Grand Slam e outras provas, sempre entre a elite mundial do judo.

Para além destas conquistas, esteve diversas vezes na liderança do ranking mundial de judo na sua categoria. Foram, ainda, vários os prémios de mérito desportivo que recebeu de diversas entidades ao longo da carreira.

Foi distinguida várias vezes com o prémio de Melhor Desportista Feminina, pela Confederação do Desporto de Portugal, Comité Olímpico de Portugal, Associação de Jornalistas do Desporto (CNID), e Globos de Ouro.

Foi ainda agraciada com o Prémio Femina 2011 por mérito no Desporto, que contribuiu para o prestígio de Portugal. A 8 de Junho de 2012 foi agraciada com o grau de Oficial da Ordem de Mérito pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. A 9 de Novembro de 2016, foi elevada ao grau de Comendadora da Ordem de Mérito pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Em 2018, foi-lhe atribuído o Prémio Activa Mulheres Inspiradoras, na categoria Desporto. Já em 2024, recebeu o Prémio Prestígio do Comité Olímpico de Portugal.

No judo e não só, amor-próprio, talento, trabalho e resiliência, por esta ordem, fazem dela uma força da Natureza.

Telma Monteiro completa 39 anos no dia 27 de Dezembro, abraçando desde já um novo desafio profissional, como coordenadora do judo do SL Benfica, com o objectivo desenvolver e inspirar novas gerações de judocas e a melhorar a modalidade.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,