Almada | Cinema Brasileiro está de volta

De 23 a 27 de Julho, o Auditório Fernando Lopes-Graça acolhe a 18ª Mostra do Cinema Brasileiro, com entrada livre

O Auditório Fernando Lopes-Graça apresenta, de 23 a 27 de julho, a 18ª Mostra do Cinema Brasileiro, onde poderá assistir ao que de melhor se faz na sétima arte brasileira. O evento conta com o apoio da Embaixada do Brasil. A entrada é livre, com levantamento de bilhete obrigatório.

Com cinco filmes brasileiros na programação, o evento terá, entre outros, a exibição da longa metragem “A Paixão Segundo G. H.”, com texto de Clarice Lispector. O filme, premiado no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, realizado por Luiz Fernando Carvalho e protagonizado por Maria Fernanda Cândido, será exibido no dia 25 de Julho, às 21h.

23 de Julho, 21h | A Vida Invisível, de Karim Aïnouz

Rio de Janeiro, 1950. Eurídice Gusmão (Carol Duartede) 18 e Guida Gusmão (Julia Stockler) de 20 anos, são duas irmãs inseparáveis que moram com os pais, dois portugueses conservadores. Eurídice é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida é a sua irmã mais velha, e o oposto do seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas têm um sonho: Eurídice, o de se tornar uma pianista profissional e Guida, de viver uma grande história de amor. Numa reviraviolta inesperada, acabam separadas pelo pai, e forçadas a viver distantes uma da outra, sempre acreditando que a outra é mais feliz. Sozinhas, vão lutar para tomar as rédeas dos seus destinos, enquanto nunca desistem de se reencontrar.

O filme retrata a dura realidade de mulheres com vozes e vontades silenciadas, e tem como tema central a invisibilidade.

Foi vencedor do prémio de melhor filme na secção Un Certain Regard, no Festival de Cannes de 2019.

Ficha Técnica:

Realização: Karim Aïnouz
Argumento: baseado no livro “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” de Martha Batalha, Karim Aïnouz, Inés Bortagaray, Murilo Hauser
Produção: Michael Weber, Rodrigo Teixeira,
Elenco: Carol Duarte, Julia Stockler, Fernanda Montenegro, Gregório Duvivier, Antônio Fonseca, Flávia Gusmão, Bárbara Santos, Nikolas Antunes, Márcio Vito, Maria Manoella, Flávio Bauraqui, Cristina Pereira, Gillray Coutinho 
Fotografia: Hélène Louvart
Música: Rodrigo Scarcello, Benedikt Schiefer
Edição: Heike Parplies
Género: Drama
Origem: Brasil, Alemanha
Ano: 2019
Duração: 139 min.
Classificação: M/16

©DR/ “A Vida Invisivel” conta a história de mulheres com vozes e vontades silenciadas

24 de julho, 21h | Dizer Adeus, de Carolina Sá

Dona Therezinha vive com a Jaciara, a sua fiel empregada, num luxuoso apartamento em Copacabana, há mais de 30 anos. Aos 92 anos, está obcecada em fugir do Rio de Janeiro, que já não reconhece. Decide deixar tudo para trás para começar uma nova vida, do outro lado do Atlântico. Jaciara espera esta mudança com ansiedade. A neta ajuda-a a esvaziar o seu apartamento, e é testemunha da intimidade destas duas mulheres, que trancadas dentro de quatro paredes foram vivendo em mundos separados. A sua despedida e difícil partida, marcam o fim de uma época.

Ficha Técnica:

Realização: Carolina Sá
Argumento: Carolina Sá
Produção: Agustina Chiarino
Elenco: Therezinha Berbert de Noronha, Jaciara Batista Pinto, Anita Pinto de Araujo
Género: Documentário
Origem: Uruguai, Brasil
Ano: 2023
Duração: 66 min.
Classificação: M/6

25 de julho, 21h | A Paixão Segundo G.H., de Luiz Fernando Carvalho

Rio de Janeiro, 1964. Após o fim de uma paixão, G.H., escultora da elite de Copacabana, decide arrumar o seu apartamento, começando pelo quarto de serviço. No dia anterior, a empregada tinha-se despedido. No quarto, reflectindo sobre a própria vida G.H. depara-se com uma enorme barata que revela o seu próprio horror diante do mundo, reflexo de uma sociedade repleta de preconceitos contra os seres que elege como subalternos. Diante do insecto, G.H. vive sua via-crúcis existencial. A experiência narra a perda de sua identidade, e fá-la questionar todas as convenções sociais que aprisionam o feminino até os dias de hoje. 

Ficha Técnica:

Realização: Luiz Fernando Carvalho
Argumento: Baseado no livro “A Paixão Segundo G.H.” de Clarice Lispector, Melina Dalboni, Luiz Fernando Carvalho
Produção: Luiz Fernando Carvalho, Márcio Fraccaroli, Paulo Roberto Schimdt, Verónica Stumpf
Elenco: Maria Fernanda Cândido, Samira Nancassa
Fotografia:  Paulo Mancini
Edição: Nina Galanternik, Márcio Hashimoto, Clarice Mittleman
Género: Drama
Origem: Brasil
Ano: 2023
Duração: 124 min.
Classificação: M/14

©DR / “A Paixão Segundo G.H.” é baseado no livro homónimo de Clarice Lispector

26 de julho, 21h | O Meu Nome é Gal, de Lô Politi

Filme sobre a cantora baiana Gal Costa (1945-2022), a tímida Gracinha, interpretada por Sophie Charlotte, que desde muito cedo soube que a música guiaria o seu caminho.  Maria da Graça Costa Penna Burgos, foi criada sozinha pela mãe Mariah (Chica Carelli), uma das suas maiores incentivadoras, aos 20 anos decide viajar rumo ao Rio de Janeiro para se tornar cantora. Lá, encontra os seus amigos da Bahia: Caetano Veloso (Rodrigo Lellis), Maria Bethânia  (Dandara Ferreira), Gilberto Gil e Dedé Gadelha (Camila Márdila), que acompanham os primeiros passos de Gal na música profissional no final da década de 1960. O filme mostra o início da carreira de uma das principais vozes de sempre da música brasileira, e faz uma viagem pelo nascimento do movimento Tropicália, entre 1966 e 1971.

Ficha Técnica:

Realização: Lô Politi, Dandara Ferreira
Argumento: Lô Politi, Mirna Nogueira, Maíra Bühler
Produção: Lô Politi, Verónica Stumpf, Marcio Fraccaroli, André Fraccaroli, Dandara Ferreira
Elenco: Sophie Charlotte, Rodrigo Lelis, Camila Márdila, Luís Lobianco, Dandara Ferreira, Chica Carelli, George Sauma, Dandara Ferreira, Caio Scot, Elen Clarice, Pedro Meirelles, Barroso, Caroline Andrade, Lavinia Castelari, Liza Schechtmann, Nathalia Ernesto, Fábio Assunção, Antonio Miano, Gustavo Saulle, João Gil
Fotografia: Pedro Sotero
Música: Otavio de Moraes
Edição: Eduardo Gripa, Eduardo Serrano
Género: Drama
Origem: Brasil
Ano: 2023
Duração: 91 min.
Classificação: M/12

27 de julho, 21h | Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho

Como em tantas outras cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dessas grandes salas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade. Composto em grande parte por material de arquivo, usa fotografias e imagens em movimento encontradas em acervos pessoais, na Cinemateca Brasileira, no Centro Técnico Audiovisual e na Fundação Joaquim Nabuco.

O filme tem como tema central a rotina da ida ao cinema, também conhecida como cinemagoing.

“É um filme sobre a nossa relação com as cidades, nossa percepção dos processos de transformação, da metamorfose do lugar em que moramos.” , explicou o realizador, na altura da estreia.

Ficha Técnica:

Realização: Kleber Mendonça Filho
Argumento: Kleber Mendonça Filho
Produção: Emilie Lesclaux
Elenco: Sonia Braga, Severino Cavalcanti, Nilo Coelho, Kleber Mendonça Filho,
Fotografia: Pedro Sotero
Música: Tomaz Alves Souza
Edição: Matheus Farias
Género: Documentário
Origem: Brasil
Ano: 2023
Duração: 93 min.
Classificação: M/12

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

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