Transtejo volta a prolongar ajuste de horários até 23 de Fevereiro
Transportadora fluvial perdeu duas caraterísticas fundamentais a qualquer rede de transportes públicos: previsibilidade e fiabilidade
A Transtejo voltou a anunciar no seu site que “devido à manutenção dos constrangimentos operacionais, continua a ser praticado o atual Horário aos Dias Úteis, na ligação fluvial de Cacilhas.” ao Cais do Sodré, até dia 23 de Fevereiro.
Tem havido interrupções frequentes na mesma ligação que duram horas. O transporte fluvial perdeu assim duas das características fundamentais a qualquer sistema de transportes públicos: a previsibilidade e fiabilidade. Os utentes nunca sabem quando, nem por quanto tempo, o serviço vai falhar, numa linha que é um dos meios mais importantes na deslocação da populção do concelho de Almada para Lisboa. O problema arrasta-se há anos, tendo piorado muito em 2023 desde que a Transtejo iniciou o ajuste de horários, devido à supressão de carreiras.
Não se vislumbra o fim deste ajuste, que no fundo é uma diminuição em cerca de 30% na oferta de transportes públicos, nas ligações fluviais entre Cacilhas e o Cais do Sodré, que veio reduzir ainda mais a mobilidade dos almadenses desde Maio do ano passado. Os avisos que se iniciaram como mensais, repetem-se agora quinzenalmente, arriscando tornarem-se algo definitivo, nunca assumido como tal e, que acaba também por tornar-se um incentivo à utilização do transporte individual nas deslocações para Lisboa, com consequências nefastas nas metas de sustentabilidade ambiental e descarbonização.
Recorde-se que no final do mês de Maio do ano passado, a Transtejo anunciou que os horários em dias úteis na ligação fluvial entre Cacilhas e o Cais do Sodré sofreriam alterações, que se manteriam em vigor até 22 de Junho. A 22 de Junho prolongou esta situação até dia 22 de Julho. A 28 de Julho surgiu novo anúncio com data final de 11 de Agosto e, a 10 de Agosto o anúncio repetiu-se até início do mês de Setembro. No dia 5 de Setembro a situação voltou a repetir-se com a data de 15 de Setembro, seguidamente até 29 de Setembro, volta a repetir-se até 13 de Outubro, depois até dia 27 de Outubro e, mais uma vez até 10 de Novembro, novamente até 29 de Dezembro e depois até 26 de Janeiro. A alteração que inicialmente vigoraria apenas um mês, passou a vigorar nove.
Aos fins de semana e feriados os horários mantém-se sem nenhuma alteração. Pode consultar os horários em tempo real aqui e na aplicação TTS
O ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, declarou no dia 25 de Outubro, na sua audição parlamentar na comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, que “as avarias e a frota insuficiente foram os motivos responsáveis por 43% e 47%, respectivamente, das viagens suprimidas na Transtejo. ” Acrescentou ainda que “no caso de Cacilhas, a operação realiza-se com menos um navio do que o necessário”, salientando que “os constrangimentos só poderão ser ultrapassados com a chegada dos novos navios”. Na mesma ocasião o ministro disse também que “a instalação do posto de carregamento dos navios de Cacilhas está prevista para Junho de 2024”. Prevê-se assim que esta diminuição de mobilidade dos almadenses dure até lá, perfazendo mais de 1 ano com menos 30‰ na oferta da Transtejo, pois os novos navios da frota necessitam do posto de carregamento para poderem operar.
Mais recentemente, a Área Metropolitana de Lisboa mostrou-se disponível para gerir o transporte fluvial de passageiros, uma intenção do actual Governo que não se sabe até ao momento se irá realizar-se.
Recorde-se também, que a operação de renovação da frota da Transtejo, iniciada em 2019, tem até ao momento uma derrapagem de 23 milhões de euros, como noticiámos anteriormente.
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