Cova da Piedade | Lançamento do livro “Filhos do Meio. Hip Hop à Margem”
Depois da exposição e do documentário, surge o livro que condensa todo o projecto multidisciplinar
O Museu de Almada – Casa da Cidade, na Cova da Piedade, acolhe no dia 8 de Fevereiro às 16h, o lançamento do livro “Filhos do Meio. Hip Hop à Margem”, da autoria de Ricardo Farinha em colaboração com Rui Miguel Abreu, Francisco Freitas e Daniel Freitas. O livro surge no âmbito da exposição com o mesmo nome, ainda patente neste museu até final de Março, e do documentário de Luís Almeida. A entrada é livre.
O livro é mais uma peça neste projecto multidisciplinar, que pretende contar a história da cultura hip hop no concelho de Almada e no Miratejo, através das vozes de muitos dos seus protagonistas, de diferentes gerações e expressões artísticas. É particularmente relevante porque os textos, ilustrados por várias fotografias, vão ao cerne de muitas das questões mais pertinentes, explicando porque é que Almada é tão importante na história do hip hop em Portugal, e como se tornou inicialmente num dos seus principais focos, além de se manter uma cidade muito ligada a esta cultura.

Antes do lançamento do livro, entre as 14h30 e as 16h, realiza-se a Oficina de Escrita e MCing, que já se encontra esgotada. Pode-se dizer que o MCing é a arte de fazer rap, por isso os MCs são uma espécie de poetas urbanos do hip hop que celebram a cultura de rua através das histórias que falam sobre a vida quotidiana e, muitas vezes, com mensagens sociais e políticas. Será talvez a actividade mais lírica no âmbito da exposição temporária, que continua a desvendar o universo do hip hop. A mediação da Oficina é feita pelo rapper e produtor almadense TNT (Daniel Freitas), que tem no seu currículo vários discos e colaborações, num percurso musical com mais de vinte anos. Estreou-se nos discos em 2005 com a banda M.A.C. Missão A Cumprir, coletivo histórico no hip hop português. O álbum homónimo foi um marco no movimento hip hop e em 2012 lançam o seu segundo disco de originais, “Muito A Contar”. Em 2013 criou a editora independente Mano A Mano, com o objectivo de editar artistas de hip hop underground. Em 2014 lançou-se a solo com o álbum “Unhas e Dentes”, ao qual sucedeu “M.D.O.” (2017) e apresentações no Festival Termómetro, Caparica Surf Fest e Vodafone Mexefest. “Forever Young” foi o último registo a solo de TNT, tendo sido apresentado ao vivo no palco LG do Festival Super Bock Super Rock 2019. Em 2021 voltou aos discos com a M.A.C. no álbum “Sem Título”, seguindo-se o seu primeiro álbum de instrumentais em 2023, intitulado “Drums & 35’”» inspirado numa série de fotografias analógicas tiradas pelo próprio. Após algumas apresentações ao vivo em 2024, entre as quais no festival Sol da Caparica, TNT prepara agora o novo EP. “Sprints» é o título, que será editado no final deste ano, mas os singles “Respira”, “Mil & Uma” e “Mão de Deus” já se encontram disponíveis nas plataformas musicais.
Pelas 16h30, no mesmo espaço, acontece mais uma edição das “Conversas à Margem”, desta vez dedicada ao tema “Ética e o método do hip hop e como é que a mentalidade do hustle se aplica no mercado de trabalho, na indústria, no espírito do it yourself, na ideia de reciclagem através do sampling”. Os convidados são Sebastião Santana, Filipa Mendonça Agostinho (Dedicated Lisboa), Romana Mussagy (Royal Skuare).
"Filhos do meio - Hip Hop à Margem", arte, Conversas à Margem, Cova da Piedade, Cultura, documentário, exposição, fotografias, lançamento, lançamento de livro, mercado de trabalho, multidisciplinar, Museu de Almada - Casa da Cidade, Oficina de Escrita e MCing, textos