Almada | Debussy e Mélisande
César Viana e Cláudio Hochman basearam-se na ópera Pelleas e Mélisande nesta nova criação
Dia 4 de Outubro pelas 21h, há ópera no Auditório Fernando Lopes-Graça, localizado no Fórum Municipal Romeu Correia.
Baseado na ópera Pelleas e Mélisande, de Debussy e Maeterlinck, este espectáculo único aposta num conceito em que esta obra prima é ela própria protagonista de uma nova criação musical/teatral permitindo a público mais vasto a sua descoberta e fruição. Adoptando uma postura meta-discursiva, cria-se uma história da história, propondo ao público uma viagem ao tempo da sua criação a Paris da Belle-Epoque. Esta é uma recriação dramatúrgica que explora as efemérides em torno da celebração do aniversário de Debussy 160 anos do nascimento e, dos 120 anos de estreia da ópera Pélleas et Mélisande, de Maurice Maeterlinck e Claude Debussy.
Ao público é proposto assistir à querela entre Maeterlink e Debussy pela apropriação da história dos jovens amantes, do reino de Alemonde mas também pelos encantos de Mary Garden, a soprano que dá vida à personagem de Mélisande, aquando da sua estreia e que permanece, a justo título, a sua mais famosa intérpretetação. É assim que, num vórtice espácio-temporal, nos perdemos entre a ficção e a realidade das questões que na vida realmente importam e eternamente nos confundem e estimulam. O dispositivo cénico é flexível, mas de grande riqueza visual. Os cantores interagem com um agrupamento proto-orquestral, em palco, de 14 instrumentistas da Marcelo Alexandre Ensemble Musicamerata.
A ópera Debussy e Mélisandes é uma criação de Cláudio Hochman (texto) e César Viana (música), um trabalho colaborativo de dois parceiros de múltiplos e celebrados projectos de teatro-musical. Na concepção do espectáculo participou ainda a cantora Natasa Sibalic. O texto musical entrosa, com frequência, na música de Debussy, da qual alguns excertos mais marcantes são retomados na obra final.
Ficha técnica e artística:
Autor-Libretista /Encenador (Debussy e Mélisandes) – Claudio Hochman
Compositor (Debussy e Mélisandes) – César Viana
Direcção Musical – Brian MacKay Conceito
Produção Geral – Luís Pacheco Cunha
Figurinos – Isabel Telinhos
Luz – Anabela Gaspar
Produção – Mariana Silva Godinho e Élio Correia
Elenco:
Soprano: Mary Garden
Barítono: Natasa Sibalic Maeterlink
Tenor: Miguel Maduro Dias Debussy
Marcelo Alexandre Ensemble Musicamerata: Luis Pacheco Cunha e Eliot Lawson (violino), Isabel Pimentel (violeta), Catherine Strynckx (violoncelo), Miguel Menezes (contrabaixo), Katharine Rawdon (flauta), Bethany Akers (oboé), Paulo Gaspar (clarinete), Franz Jurgen-Dorsam (fagote), Ricardo Alves (trompa), Paulo Carmo (trompete), Paulo Alves (trombone), Marco Fernandes (percussão) e Taíssa Poliakova Cunha (piano)
Contacto da Bilheteira do AFLG
Tel.: 212 724 922 | auditorio@cm-almada.pt
Quarta a Sexta, das 14h30 às 18h00
Sábado das 15h00 às 18h00
1 hora antes do espectáculo