Almada | Detido por tráfico internacional de droga
PSP de Almada detém jovem de 18 anos que ingeriu cerca de 5.700 doses de cocaína
O Comando Distrital da PSP de Setúbal, informa em comunicado enviado às redacções nesta Quarta-Feira 28 de Junho, que “através da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Almada, procedeu à detenção de um indivíduo de sexo masculino, com 18 anos de idade, pela práctica do crime de tráfico de estupefaciente.”
A mesma força policial adianta ainda que, “o suspeito tinha dissimulado, no interior do seu organismo cerca de 5.678 doses de cocaína, sendo necessário o seu internamento hospitalar, para com o auxílio de medicação expelir o produto estupefaciente.”
O detido, um cidadão com nacionalidade francesa, natural da Guiana Francesa, com 18 anos, foi internado na Quarta-Feira no hospital Garcia de Orta porque se queixava de fortes dores abdominais, mas, no mesmo dia, surgiram as suspeitas e a confirmação de que era uma mula de transporte de droga. Tinha mais de 70 embalagens de cocaína no organismo.
O incidente ocorreu pelas 6h. Quando trocavam a fralda ao jovem, os funcionários hospitalares repararam na existência do que desconfiaram ser produto estupefaciente.
O hospital Garcia de Orta alertou as autoridades que confirmaram que se tratava de cocaína.
Após a administração de um laxante para que expelisse todas as embalagens, o jovem evacuou 56 embalagens, totalizando 613,40 gramas num valor estimado de 30 mil euros. Já depois da realização de uma TAC, apurou-se que ainda restavam expulsar 17 embalagens. Ao todo o homem tinha no corpo mais de um quilo de cocaína.
Segundo o passaporte do suspeito, este viajou para o Brasil no dia 16 de Junho e aterrou em Portugal no dia 18. A perda do telemóvel e o desencontro com os destinatários da ‘encomenda’, esteve na origem do problema e levou o jovem a temer ser morto pelos traficantes.
O detido manteve-se internado no Hospital Garcia de Orta, “sob custódia da PSP até à sua alta hospitalar, afim de ser presente no Tribunal de Almada”. Ouvido em primeiro interrogatório judicial, foi-lhe “aplicada a medida de coacção mais gravosa, prisão preventiva.”, pode ainda ler-se no mesmo comunicado.
Almada, cocaína, crime, mula, prisão preventiva, PSP Almada, tráfico de droga, tráfico de estupefacientes