Almada | Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Ciclo de Cinema, dança, exposição, sessão se sensibilização e apresentação de um livro fazem parte da programação

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se celebra a dia 3 de Dezembro, é assinalado pelo munícipio de Almada com uma programação variada que começa neste dia e termina no dia 12. Dança, um ciclo de cinema, uma exposição, um fórum informativo, uma sessão de sensibilização e a apresentação de um livro, fazem parte da programação. Todas as actividades têm entrada livre.

No dia 3 às 14h realizou-se, na Escola Secundária Ruy Luís Gomes, o “Pé de Dança”, um projecto desenvolvido pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), relevante para a realização artística de jovens com deficiência intelectual. Através do movimento e da criatividade, os participantes expressaram suas emoções, histórias e potencial artístico, enquanto promoveram a inclusão e sensibilizaram a sociedade para a valorização da diversidade.

No mesmo dia às 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça, tem início o Ciclo de Cinema sobre Deficiência, com o filme “The Upside – Novos Amigos Improváveis”, do realizador Neil Burger. O filme narra a relação entre Phillipe (Bryan Cranston), um milionário quadriplégico, e Dell (Kevin Hart), o ex-presidiário contratado para cuidar dele.

No dia 4 à mesma hora, o ciclo de cinema encerra com o filme “Campeões 2”, de Javier Fesser, a continuação de uma comédia sobre a equipa de basquetebol “Los Amigos”, formada por jogadores com deficiência. Ambos os filmes têm entrada livre, mediante levantamento do bilhete uma hora antes de cada sessão.

Também no dia 4 de Dezembro mas às 14h, realiza-se no Fórum Municipal Romeu Correia o “Forum Informativo”, um encontro para conhecer as respostas e serviços disponíveis para promover a igualdade de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida, destinado a profissionais da área da educação, saúde e acção social.

No dia seguinte, também no Fórum Municipal Romeu Correia, é inaugurada a exposição “Arte e Criatividade”, que estará patente ao público até dia 12 de Dezembro, entre as 10h e as 18h. Nela, poderá ver os trabalhos seleccionados na 31ª edição do concurso municipal com o mesmo nome. Esta iniciativa de expressão cultural colectiva, visa evidenciar as potencialidades artísticas e criativas das pessoas com deficiência.

Na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, realiza-se no dia 6 de Dezembro a partir das 9h30, uma acção de sensibilização denominada “Não violência contra a pessoa com deficiência”, onde o mote será informar como se evita, identifica e denuncia este tipo de violência.

No dia 7 de Dezembro pelas 16h, acontece a apresentação do livro “O Irmão de Sofia”, da autoria de Sara Carvalho, com ilustrações feitas por seis jovens adultos do Atelier de Pintura, do Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da CERCISA. O livro conta a história de Sofia, filha única, que sempre desejou ter uma irmã para brincar. Quando os pais anunciam uma gravidez fica extasiada, mas não sabe é que o novo bebé será diferente de tudo o que imaginara, e que a sua vida irá mudar para sempre. Santiago tem Trissomia 21 e requer toda a atenção dos pais. A obra infantil chama a atenção para as alterações emocionais porque que as famílias passam, e as adaptações que têm de ser feitas, quando acolhem um novo membro com deficiência.

Veja aqui o programa completo.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado anualmente a 3 de Dezembro. O seu objectivo é a promoção dos direitos e bem estar das pessoas com deficiência na sociedade, e a sua participação nos vários domínios sejam eles social, cultural, económico ou político.

Visa também sensibilizar a sociedade para o cumprimento da “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência” e para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no que diz repeito aos objectivos que, directa ou indirectamente, se relacionam com esta causa.

Em 2024 o tema escolhido é “Promover a liderança das pessoas com deficiência para um futuro inclusivo e sustentável”. A liderança das pessoas com deficiência é ilustrada pelo lema do movimento mundial dos direitos das pessoas com deficiência “Nada sobre nós sem nós”, que reflecte os requisitos básicos de participação, representação e inclusão, e apela a que as pessoas com deficiência definam activamente as condições das suas vidas.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi proclamado através da Resolução 47/3, adoptada na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) a 18 de Dezembro de 1992.

Pode ler aqui a mensagem de António Guterres, secretário-geral da ONU, que assinalou este dia.

Sofia Quintas

Directora e jornalista do Almada Online

, , , , , , , , , , , , , , ,