Almada | Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Ciclo de Cinema, dança, exposição, sessão se sensibilização e apresentação de um livro fazem parte da programação
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se celebra a dia 3 de Dezembro, é assinalado pelo munícipio de Almada com uma programação variada que começa neste dia e termina no dia 12. Dança, um ciclo de cinema, uma exposição, um fórum informativo, uma sessão de sensibilização e a apresentação de um livro, fazem parte da programação. Todas as actividades têm entrada livre.
No dia 3 às 14h realizou-se, na Escola Secundária Ruy Luís Gomes, o “Pé de Dança”, um projecto desenvolvido pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), relevante para a realização artística de jovens com deficiência intelectual. Através do movimento e da criatividade, os participantes expressaram suas emoções, histórias e potencial artístico, enquanto promoveram a inclusão e sensibilizaram a sociedade para a valorização da diversidade.
No mesmo dia às 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça, tem início o Ciclo de Cinema sobre Deficiência, com o filme “The Upside – Novos Amigos Improváveis”, do realizador Neil Burger. O filme narra a relação entre Phillipe (Bryan Cranston), um milionário quadriplégico, e Dell (Kevin Hart), o ex-presidiário contratado para cuidar dele.
No dia 4 à mesma hora, o ciclo de cinema encerra com o filme “Campeões 2”, de Javier Fesser, a continuação de uma comédia sobre a equipa de basquetebol “Los Amigos”, formada por jogadores com deficiência. Ambos os filmes têm entrada livre, mediante levantamento do bilhete uma hora antes de cada sessão.
Também no dia 4 de Dezembro mas às 14h, realiza-se no Fórum Municipal Romeu Correia o “Forum Informativo”, um encontro para conhecer as respostas e serviços disponíveis para promover a igualdade de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida, destinado a profissionais da área da educação, saúde e acção social.
No dia seguinte, também no Fórum Municipal Romeu Correia, é inaugurada a exposição “Arte e Criatividade”, que estará patente ao público até dia 12 de Dezembro, entre as 10h e as 18h. Nela, poderá ver os trabalhos seleccionados na 31ª edição do concurso municipal com o mesmo nome. Esta iniciativa de expressão cultural colectiva, visa evidenciar as potencialidades artísticas e criativas das pessoas com deficiência.
Na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, realiza-se no dia 6 de Dezembro a partir das 9h30, uma acção de sensibilização denominada “Não violência contra a pessoa com deficiência”, onde o mote será informar como se evita, identifica e denuncia este tipo de violência.
No dia 7 de Dezembro pelas 16h, acontece a apresentação do livro “O Irmão de Sofia”, da autoria de Sara Carvalho, com ilustrações feitas por seis jovens adultos do Atelier de Pintura, do Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da CERCISA. O livro conta a história de Sofia, filha única, que sempre desejou ter uma irmã para brincar. Quando os pais anunciam uma gravidez fica extasiada, mas não sabe é que o novo bebé será diferente de tudo o que imaginara, e que a sua vida irá mudar para sempre. Santiago tem Trissomia 21 e requer toda a atenção dos pais. A obra infantil chama a atenção para as alterações emocionais porque que as famílias passam, e as adaptações que têm de ser feitas, quando acolhem um novo membro com deficiência.
Veja aqui o programa completo.
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado anualmente a 3 de Dezembro. O seu objectivo é a promoção dos direitos e bem estar das pessoas com deficiência na sociedade, e a sua participação nos vários domínios sejam eles social, cultural, económico ou político.
Visa também sensibilizar a sociedade para o cumprimento da “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência” e para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no que diz repeito aos objectivos que, directa ou indirectamente, se relacionam com esta causa.
Em 2024 o tema escolhido é “Promover a liderança das pessoas com deficiência para um futuro inclusivo e sustentável”. A liderança das pessoas com deficiência é ilustrada pelo lema do movimento mundial dos direitos das pessoas com deficiência “Nada sobre nós sem nós”, que reflecte os requisitos básicos de participação, representação e inclusão, e apela a que as pessoas com deficiência definam activamente as condições das suas vidas.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi proclamado através da Resolução 47/3, adoptada na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) a 18 de Dezembro de 1992.
Pode ler aqui a mensagem de António Guterres, secretário-geral da ONU, que assinalou este dia.
António Guterres, APPACDM, arte, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Câmara Municipal de Almada, Ciclo de Cinema sobre Deficiência, Cinema, Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, dança, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Direitos, exposição, inclusão, Liderança, ONU, sensibilização