Almada | Elis & Tom – Só Tinha de Ser com Você
Um filme de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay, que pode ser visto a 1 de Outubro às 21h, no Auditório Fernando Lopes-Graça
Los Angeles, 1974. Tom Jobim e Elis Regina cantam juntos “Águas de Março”. Tom e Cesar Camargo Mariano, então marido de Elis, trocam opiniões sobre o arranjo de uma faixa. Há tensão no ar. Elis ri. Elis parece preocupada. Tom ri. Tom parece irritado. Os dois cantam juntos “Céu e Mar”. Ele vai recebê-la ao aeroporto. Todos fumam. Todos estão visivelmente perdidos. Todos se divertem e claramente sabem o que fazem.
Tom Jobim, a personificação da Bossa Nova e Elis Regina, então a cantora mais popular do Brasil, encontram-se para gravar aquele que se tornaria um dos discos mais icónicos da história Música Popular Brasileira (MPB). Através de imagens raras nunca antes divulgadas, “Elis & Tom” retrata o conflito e a alegria desse momento único, numa viagem no tempo, revelando a intimidade do processo criativo e as personalidades únicas dos dois artistas. O documentário conta ainda com testemunhos de pessoas que privaram com os artistas, como os músicos que os acompanharam, os seus filhos, amigos, etc.
Os realizadores editam imagens feitas quase por acaso durante aquelas duas semanas no estúdio da MGM em Los Angeles. Não foi tarefa fácil, por isso, este projecto de contar ao mundo os bastidores da gravação do icónico disco “Elis & Tom” esteve na gaveta por muitas décadas.
A ideia de juntar os dois artistas na gravação de um disco foi de Roberto de Oliveira, mas entre eles não existia uma boa relação.
“O desentendimento entre eles tinha ocorrido porque Tom vetou Elis para o elenco do espectáculo ‘Pobre Menina Rica’. Ela ficou invocada com aquilo. Mas, quando ela estava precisando de um trabalho de repercussão, pensei nele. Foi realmente muito tenso no começo, problemas entre os dois, entre o Tom e o Cesar…”, explicou Oliveira na estreia do documentário. “A minha preocupação, desde o início, foi contar a história como realmente ocorreu. E que novas gerações e o público no exterior pudessem conhecer a dimensão do que foi aquilo”, acrescentou o realizador..
O filme venceu o Prémio da Crítica na Mostra de São Paulo, e o de Melhor Filme Brasileiro no Festival do Rio.
Ficha Técnica:
Título original: Elis & Tom: Só Tinha de Ser com Você
Realização: Roberto de Oliveira, Jom Tob Azulay
Argumento: Roberto de Oliveira, Nelson Motta
Produção: Diogo Pires Gonçalves, Renata Leite
Elenco: Elis Regina, Antônio Carlos Jobim, Jon Pareles, Aloysio de Oliveira, Hélio Delmiro, Roberto Menescal, César Camargo Mariano, João Marcello Bôscoli, André Midani, Gerry Mulligan, Ron Carter, Beth Jobim, Frank Sinatra, Sacha Distel, Toots Thielemans, Roberto de Oliveira, Nelson Motta, Wayne Shorter, Maria Luiza Kfouri, Humberto Werneck
Fotografia: Fernando Duarte, Renato Stockler, João Wainer
Música: Tom Jobim, Elis Regina
Edição: João Wainer
Género: Documentário, Musical
Origem: Brasil
Ano: 2022
Duração: 101 min
Classificação: M/12
Preço: 3,00€ (desconto de 50% jovens e séniores).
Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Auditório Fernando Lopes-Graça uma hora antes do ínico da sessão.
"Elis & Tom - Só Tinha de Ser com Você", 7arte, Almada, Auditório Fernando Lopes-Graça, Cinema, Jom Tob Azulay, Musical, Roberto de Oliveira